A esperança do cristão

Atualizado: 16 de Out de 2018

Por vivermos em um mundo caído, coisas ruins acontecem todos os dias. Se não nos atentarmos à Palavra a Deus e na maneira como ela nos ensina a colocarmos nossa esperança em Deus, iremos afundar na ansiedade e desesperança. Portanto, vamos ler o Salmo 9 e aprender com o salmista como esperar confiantemente no Senhor:


“Louvar-te-ei, SENHOR, de todo o meu coração; contarei todas as tuas maravilhas.

Alegrar-me-ei e exultarei em ti; ao teu nome, ó Altíssimo, eu cantarei louvores.

Pois, ao retrocederem os meus inimigos, tropeçam e somem-se da tua presença;

porque sustentas o meu direito e a minha causa; no trono te assentas e julgas retamente. Repreendes as nações, destróis o ímpio e para todo o sempre lhes apagas o nome.

Quanto aos inimigos, estão consumados, suas ruínas são perpétuas, arrasaste as suas cidades; até a sua memória pereceu. Mas o SENHOR permanece no seu trono eternamente,

trono que erigiu para julgar. Ele mesmo julga o mundo com justiça;

administra os povos com retidão. O SENHOR é também alto refúgio para o oprimido,

refúgio nas horas de tribulação. Em ti, pois, confiam os que conhecem o teu nome,

porque tu, SENHOR, não desamparas os que te buscam.”

Salmo 9.1-10


A confiança do salmista está na posição que Deus ocupa

Uma razão para o clamor esperançoso do salmista está em ver a posição única que Deus ocupa. Ele é o Altíssimo (versículo 2), isto, ninguém está como ou próximo da Sua posição de autoridade. Deus também se assenta no trono (versículo 4) e permanece nele eternamente (versículo 7), evidenciando Sua soberania.


Somente esta verdade é suficiente para esperarmos no Senhor, pois apesar de todo o caos e problemas que possam acontecer em nossas vidas, o Deus eterno, único, incomparável tem o controle de tudo e tem tanto poder para governar que nunca precisa sair nem mesmo do Seu trono! Mas o salmista não para por ai!


A confiança do salmista está no caráter de Deus

Outra razão para confiarmos em Deus juntamente com o salmista é a sua fé no caráter único de Deus. Como prerrogativa de Sua autoridade suprema, Deus julga com justiça (versículos 4-10). Com os olhos da fé, confiando no caráter justo e misericordioso de Deus (versículos 9-10), o salmista pronuncia a destruição de seus inimigos (versículo 3) e dos ímpios (versículo 5), reconhecendo que Deus tem um relacionamento de aliança distinto consigo (versículo 4).


Este Deus soberano, justo e misericordioso é também confiável, porque é um alto refúgio para os oprimidos, para os que confiam em Seu caráter e estão em um relacionamento de aliança com Ele (versículo 9-10).


Que possamos aprender diariamente na Palavra de Deus a esperarmos confiantemente no Senhor, entesourando em nosso coração as verdades de que o nosso Deus é soberano, justo e misericordioso. Este aprendizado blindará nossos corações da ansiedade e preocupação e forjará a esperança garantida de que o nosso Deus vai um dia, definitivamente, destruir o ímpio, será nosso refúgio eterno em um lugar sem calamidades, tudo isso baseado em Sua misericórdia. (Apocalipse 21.1-8)


Editorial de Leonardo Cordeiro



© 2018 Igreja Batista Maranata. Todos os direitos reservados.