“Imediatamente Jesus estendeu a mão e o segurou.
E disse: Homem de pequena fé, por que você duvidou?"
(Mateus 14.31 – Ênfase do autor)
A dúvida é um assunto que muitas vezes não comentamos, e que pouco ouvimos falar. Contudo, é um assunto que se faz presente em nossas vidas.
A Bíblia fala sobre a dúvida
É mais comum do que imaginamos encontrar esse assunto na Bíblia. O livro de Jó, por exemplo, é um livro que fala sobre dúvida. Jó questiona a Deus sobre o motivo de tudo aquilo que estava acontecendo com ele, e no final do livro, vemos que Deus responde e ao mesmo tempo não responde a dúvida dele. Ainda assim, é interessante notar que Jó leva as suas dúvidas até o Senhor. Esse deve ser o nosso padrão — independentemente da nossa dúvida, devemos levá-la ao Senhor.
O livro de Eclesiastes também aborda a dúvida sobre o valor e o sentido da vida, concluindo inclusive que nada faz sentido debaixo do sol.
Assim, a Bíblia nos prepara para viver uma vida onde nem todas as respostas serão encontradas, mas onde a dúvida existe como lembrete de quão pequenos somos, e também como uma ferramenta para nos fazer buscar ao Senhor para aprofundar mais a nossa fé.
Dúvida x Incredulidade
Embora as coisas se relacionem, dúvida e incredulidade não são a mesma coisa. Quando olhamos para algumas histórias da Bíblia vemos pessoas que tiveram seus momentos de dúvidas. O salmista, por exemplo, chegou a duvidar da capacidade de Deus de livrá-lo (Salmo 31.22). E o que falar de Abraão e Sara, que duvidaram que Deus poderia abençoá-los com um filho, mesmo na velhice (Gênesis 18.12)? O que vemos aqui são corações vacilantes na fé, corações que estão crescendo no conhecimento do Senhor e crescendo em fé, e que não necessariamente duvidam da existência de Deus, mas que não conseguem entender o Seu agir.
Diferente da dúvida, a incredulidade está envolvida com a falta de fé, com um coração que se recusa aceitar a verdade. Deus se revela de diversas formas que podem ser claramente vistas. No entanto, as pessoas quando confrontadas com essas verdades decidem não acreditar! Quando isso acontece, as pessoas demonstram a incredulidade em seu coração, pois o fecham para a verdade e preferem acreditar em mentiras (Romanos 1.21–23).
Onde surgiu a dúvida?
A dúvida foi a primeira arma usada por Satanás para separar o homem de Deus:
“Ora, a serpente era o mais astuto de todos os animais selvagens
que o Senhor Deus tinha feito. E ela perguntou à mulher: Foi isto mesmo que Deus disse: Não comam de nenhum fruto das árvores do jardim?" (Gênesis 3.1 – Ênfase do autor)
Satanás usou da dúvida para seduzir Eva, e porque ela deu lugar a essa dúvida sem confrontá-la com a verdade, ou sem buscar a Deus para entender o que estava acontecendo, ela sucumbiu ao pecado. Não podemos deixar que a dúvida tome uma grande proporção a ponto de nos impedir de fazer a vontade de Deus.
Como agir em meio à dúvida?
Diferente do que Eva fez, quando nos deparamos com a dúvida, devemos lembrar que ela não pode nos impedir de cumprir a vontade do Senhor. Se estamos com dúvida, devemos apresentá-la ao Senhor.
“E logo o pai do menino, clamando, com lágrimas, disse:
Eu creio, Senhor! ajuda a minha incredulidade.”
(Marcos 9.24)
Além disso, quando você estiver passando por momentos de dúvidas, não se isole. Lembre-se que o Senhor te deu uma comunidade, irmãos que podem te ajudar com todo esse processo. Muitas vezes nossos irmãos não terão as respostas que procuramos, mas eles certamente irão orar conosco, e poderão nos ajudar a dar passos para juntos aprendermos sobre aquilo que tem nos levado a duvidar.
Como ajudar alguém com dúvida?
“Tenham compaixão daqueles que duvidam;” (Judas 1.22)
Judas é bem claro quanto ao que devemos fazer: temos que ter compaixão! Devemos ser gentis, encorajadores e compassivos com os que estão passando por dúvidas.
Diferente dos amigos de Jó, que apontavam erros para ele, devemos apontar Deus para as pessoas, fazendo com que elas conheçam mais de Deus. Isto é uma das formas de ajudarmos com as dúvidas, pois assim elas saberão que o Senhor não as abandona.
Conhecer os atributos de Deus é o que nos leva a termos uma vida onde as dúvidas não vão nos separar dEle. “Somente na medida em que O conhecemos pessoalmente e procuramos obedecê-lO completamente é que seremos capazes de estabelecer um relacionamento de confiança para com Deus.”
Passos práticos para lidar com a dúvida
1. Confie em Deus: Não se esqueça de que o Senhor vai te ajudar se você clamar a Ele. Então ore ao Senhor pedindo orientação para resolver a sua dúvida (Tiago 1.5).
2. Analise tudo: Fundamente e fortaleça a sua fé (1 Tessalonicenses 5.21).
3. Estude a Bíblia: Ela é a nossa fonte de verdade. É nela que encontramos tudo o que o Senhor revelou para nós, e com ela podemos distinguir o certo do errado (2 Timóteo 3.16 e 17).
Editorial de Natalício Queiroz
Comments