top of page

Feminilidade — Mulheres de Verdade

O que significa “ser mulher”? Essa é uma pergunta simples, mas difícil de responder. Difícil não porque a Bíblia não é clara sobre o papel da mulher, mas difícil porque as mulheres hoje em dia têm dificuldade em enxergar aquilo que Deus planejou para elas como algo bom.

 

Feminilidade (conjunto de atributos, papéis e características de uma mulher) se confundiu com feminismo (movimento social que diz buscar equidade entre os sexos), e, até mesmo dentro do contexto cristão, mulheres tem “abandonado”, mesmo sem perceber, suas diferenças em relação aos homens, para buscarem uma vida “igual” a dos homens no que se refere aos papéis — que, para elas, é sinônimo de valorização.

 

Tão confuso quanto entender isso, são as consequências de se viver dessa forma. Como vimos no editorial anterior com relação à masculinidade, a ideia feminista é uma perversão de padrões, é uma negação à realidade e a absolutos. E se falamos sobre absolutos, temos que nos voltar novamente ao Criador. Deus é claro no que se refere ao papel da mulher, e Ele também é claro ao mostrar que papéis diferentes não são sinônimos de valores diferentes.

 

A mulher não é, de forma alguma, menos do que o homem. Ela é, assim como o homem, imagem de Deus (Gênesis 1.26 e 27). Quando olhamos para as Leis que Deus deu ao Seu povo no Antigo Testamento, vemos que Ele se preocupava em cuidar das mulheres em uma sociedade que as ignorava e diminuía (Números 36; Deuteronômio 22.25–29). Quando vemos a história de Jesus, vemos a importância que as mulheres tiveram, inclusive sendo as primeiras a vê-lO após a Sua ressurreição. Em tantas passagens, vemos como Deus usava mulheres fiéis para abençoar a vida do Seu povo, como Lóide e Eunice foram usadas na vida de Timóteo (2 Timóteo 1.5).

 

Portanto, Deus tem um propósito belíssimo para as mulheres, que é alcançado quando elas vivem de acordo com o papel que Deus as criou para viver — papel que pode ser descrito em 4 atividades: submeter-se, auxiliar, cuidar e respeitar.

 

SUBMETER-SE (Efésios 5.22; 1 Pedro 3.1–6) normalmente é visto como inferioridade, mas essa não é a ideia que a Bíblia nos traz. O grande exemplo de submissão que temos é Cristo se submetendo ao Pai para nos salvar. Em Efésios, o exemplo que temos de submissão é a forma como a igreja se submete a Cristo. Os exemplos que a Bíblia nos dá realmente não implicam em desvalorização. Além disso, submissão é uma posição de segurança. Quando a mulher se submete ao marido, que é responsável diante de Deus pelas decisões tomadas no contexto do lar por ter sido chamado para liderar (Efésios 5.23), ela se coloca numa posição segura. E se pensarmos no tipo de líder que Deus chama os homens a serem, a submissão não será um peso, pois homens devem liderar amorosamente e com disposição para servir sacrificialmente.

 

AUXILIAR (Gênesis 2.18) é uma ideia muito usada na Bíblia para falar sobre como Deus auxilia o Seu povo. Ou seja, o papel de auxílio da mulher é fundamental para que o homem também consiga cumprir o seu papel. Quando a mulher auxilia seu marido ou as pessoas que estão ao seu redor, ela faz com que o trabalho dos outros seja possível.

 

CUIDAR (Provérbios 31.10-31) é estar atenta às necessidades das pessoas, com a disposição de servir e suprir naquilo que for necessário. Como vemos em Provérbios 31, a mulher cuidava das coisas da casa para que o homem pudesse trabalhar. Ela prepara o alimento, ela administra a casa, ela cuida de tudo o que é necessário para que as pessoas tenham condições de se desenvolver.

 

RESPEITAR (Efésios 5.33) é honrar seu marido com suas palavras, mantendo sua imagem diante das pessoas. Provérbios 31.23 diz que o marido da mulher virtuosa era respeitado por toda a cidade. Mulheres não devem zombar de seus maridos para as amigas, ou falar mal deles para os filhos. Frases como, “você não sabe o que meu marido fez...”, ou “não acredito que seu pai fez isso de novo...”, não fazem parte do vocabulário de uma mulher que ama a Deus e cumpre seu papel.

 

Em geral, é mais fácil entender a aplicação desses pontos no contexto de casamento. Mas mesmo que você seja solteira, é possível viver cada um desses aspectos. Você, mulher, deve se submeter às autoridades que Deus colocou sobre você — pai, chefe etc. Você pode auxiliar e cuidar ajudando nas tarefas de casa, ou até mesmo no contexto da igreja. Você deve respeitar seu pai, não só obedecendo externamente, mas com o coração correto.

 

Novamente, quando um homem e uma mulher cumprem cada um seu papel, o Evangelho se torna visível (Efésios 5.22–33). Isso reforça a importância de conhecermos e vivermos o papel que Deus nos deu. E é por isso que num local onde há tremenda confusão de papéis, o Evangelho perde sua força.

 

Questões para Reflexão e Aplicação

 

1. Como você, mulher, tem vivido em cada uma das 4 características de uma mulher bíblica? Depois de responder isso para você mesma, pergunte isso para 5 pessoas que convivem diariamente com você.


2. Pense em pelo menos duas formas de aplicar cada uma das 4 características — se preciso, peça ajuda para as pessoas ao seu redor.


3. Ore diariamente para que Deus encha seu coração de temor do Senhor, e para que Ele lhe dê sabedoria para cumprir o seu papel.


Editorial de Gustavo Santos


bottom of page