Quando a Páscoa deixa de ser apenas uma história

Atualizado: 26 de Out de 2018

Tudo o que acontece na História da Igreja a partir da Páscoa é radicalmente definido e moldado pela realidade da morte e da ressurreição de Jesus. A história da Páscoa é um evento real! Porém, temo que a familiaridade com a história nos faça perder de vista que a Páscoa não é APENAS uma história. Jesus não é um mero personagem histórico. Ele é o Criador do Universo. Jesus não foi somente um homem bom. Ele é o Deus bom. Jesus não fez apenas boas obras. Jesus testemunhou da Verdade. Jesus não apenas morreu, mas Ele ressuscitou. A mensagem da Páscoa nos lembra que somos unidos a Ele pelo poder do Seu Espírito para que a própria Páscoa não seja apenas um evento histórico, mas redenção presente a um dia-a-dia carente dessa mensagem!


O que acontece conosco quando chegamos ao conhecimento do real significado da Páscoa? O que é apropriar-se da mensagem da Páscoa?


1) A mensagem da Páscoa nos leva a RECONHECER quem somos e o que Cristo fez

Nascemos debaixo do reino de morte e de um juízo (Romanos 5.17, 18). Por causa da ofensa de um só homem, Adão, fomos todos condenados e nascidos debaixo de pecado. Isso significa que pecamos porque somos pecadores. Nossa natureza é de rebeldia contra Deus. Mas foi o ato de justiça executado na cruz e triunfante na ressurreição de Jesus que fomos resgatados. A mensagem da Páscoa nos lembra de tudo isso, nossa condenação em Adão e nossa salvação em Jesus. A mensagem da Páscoa lembra nossa condenação e inunda o coração de esperança.


2) A mensagem da Páscoa (morte e ressurreição) nos IDENTIFICA com Cristo

A mensagem da Páscoa não é meramente intelectual. Somos de fato identificados com Cristo em Sua morte e ressurreição. Nos identificamos com Cristo para andarmos em "novidade de vida" (Romanos 6.4b). Capacitados pela a glória do Pai que ressuscitou Jesus Cristo, o cristão busca uma vida em novidade, em contraste com sua condição de nascimento. Em Cristo, morremos para o pecado e o mesmo processo nos identifica com sua ressurreição (Romanos 6.5-6). Por isso, a fonte do poder de mudança para o cristão é a mesma que foi exercida em Jesus Cristo para a sua ressurreição. A Páscoa assimilada deixa de ser apenas uma história para mudar a sua história!


3) A mensagem da Páscoa nos informa que Cristo nos JUSTIFICA do pecado


“...porquanto quem morreu está justificado do pecado” – Romanos 6.7; “Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus.”

Romanos 8.1


Bendita esperança saber que aquele que crê no Senhor Jesus Cristo como Seu Senhor e Salvador esta justificado. Possui a garantia de pertencer a um outro Reino, o Reino da vida. Desfrutar da Páscoa é desfrutar de uma alegria sóbria baseada no sacrifício suficiente e salvador de Jesus Cristo. Estamos prestes a celebrar mais uma vez o evento que mudou a História da Humanidade. A pergunta que fica é se ela já mudou a sua? Não é se você sabe qual é a mensagem da Páscoa, mas se já se apropriou da mensagem da Páscoa para seguir um Senhor diferente, justificado do pecado e num Reino de Vida. A questão é se seu “andar” mostra novidade de vida ou a mesma aridez marcada pela frieza de relacionamentos amargos, derrota diante do pecado e uma consciência perturbada e condenada. Em Cristo há descanso e perdão dos pecados. Aproprie-se da Páscoa. Reconheça quem é e quem Cristo é; identifique-se com Cristo; e desfrute de uma nova posição diante de Deus por meio de Jesus Cristo.


"Antes de tudo, vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, e que foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras."

1 Coríntios 15.3, 4


Editorial do Pr.Alexandre "Sacha" Mendes



© 2018 Igreja Batista Maranata. Todos os direitos reservados.