Em um mundo cheio de informações, mas com pouca instrução profunda e transformadora, é natural uma pessoa ficar perdida, entre conselhos sinceros sem resultado e sabedoria humana compartilhada, nada mudou debaixo do sol.
Nesse sentido, é difícil enfatizar o suficiente o quanto a sabedoria bíblica é central na vida de todo cristão, especialmente na do jovem. A sabedoria é fundamental para preservar nossos dias de vida, para não tomarmos decisões equivocadas e pecarmos, para não seguirmos o homem perverso e, de forma última, para que nossa conduta brilhe como a luz da aurora!
O livro de Provérbios é embebido de sabedoria, não a do mundo, mas a sabedoria que tem como base o temor do Senhor. Nos primeiros capítulos, Salomão expõe a sabedoria de maneira enfática. No capítulo 4, vemos ele se dirigindo ao seu filho de forma profundamente afetiva. Ele se move em direção ao filho e apela para que ouça sua instrução, esperando que o filho se mova em direção a obediência.
"O princípio da sabedoria é: Adquire a sabedoria; sim, com tudo o que possuis, adquire o entendimento. Estima-a, e ela te exaltará; se a abraçares, ela te honrará; dará à tua cabeça um diadema de graça e uma coroa de glória te entregará."
Provérbios 4.7-9
Neste trecho, vemos Salomão dando algumas promessas do que a sabedoria daria ao seu filho, se ele atendesse sua instrução e abraçasse a sabedoria com todo o seu ser. Essas promessas se estendem a nós e também recebemos uma coroa de glória ao adquirirmos a sabedoria com tudo o que possuímos. Segue abaixo uma lista de 4 promessas de Deus ao buscarmos a sabedoria dEle:
1. Se te multiplicarão os dias de vida (v. 10)
A sabedoria bíblica preserva nossa vida, de maneira que ela se torna mais longa. Este é o primeiro mandamento com promessa (Efésios 6.1-3). Ela também nos preserva dando-nos saúde para o corpo (v.22).
2. Não se embaraçarão os teus passos (v. 12)
Diferentemente dos perversos (v. 20), o caminho dos justos é iluminado pela sua sabedoria (v. 18; Salmo 119.115) e andam sem medo de tropeçar (v.12).
3. Não entrar na vereda dos perversos (v.14)
Ao praticarmos a sabedoria, nos desviamos do caminho dos maus (v. 14) e evitamos de até mesmo passarmos perto (v. 15). Também nos livra de praticarmos suas obras más (vv. 16, 17).
4. A conduta dos justos é como luz da aurora (v.18)
A sabedoria faz o nosso caminho brilhar como luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito (v.18).
A sabedoria faz tudo isso porque, de forma última, ela aponta para uma pessoa, a Sabedoria em pessoa, o Senhor Jesus Cristo (Provérbios 2; Isaías 11.2-3; João 14.6), que fez tudo isso no nosso lugar (Colossenses 1.13-23).
Nosso Senhor Jesus, a Palavra encarnada, se entregou totalmente e perfeitamente a sabedoria de Deus (Lucas 2.40), ao contrário de nós (Romanos 3.23) e por amor teve seus dias cortados (Isaías 53.7), para que os nossos fossem prolongados (João 11.26). Ele foi ferido para que nós fossemos curados (Isaías 53.5).
O Senhor Jesus Cristo sempre abraçou o caminho da sabedoria, ao contrário de nós e obedecendo o Pai, teve suas pernas presas na cruz e foi contado com os transgressores (Isaías 53.12), para que nós fossemos libertos da condenação de estarmos presos nos nossos pecados (Gálatas 3.13).
E de maneira definitiva, nossa conduta é como a luz da aurora e recebemos uma coroa de glória porque o nosso Salvador, que nunca pecou e merecedor de glória (Hebreus 4.14-15), recebeu uma coroa de espinhos, para que nós, não merecedores, porém unidos com Jesus pela fé, pudéssemos partilhar da glória que Ele recebeu! (Efésios 1.17-23)
Portanto, que possamos prosseguir nos apegando mais e mais à sabedoria bíblica, a fim de temermos a Deus e contemplarmos mais e mais a Sabedoria em pessoa, nosso Senhor Jesus Cristo.
"Ó profundidade da riqueza, tanto da sabedoria como do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis, os seus caminhos!"
Romanos 11.33
Editorial de Leonardo Cordeiro
Comments