top of page

A igreja é o povo de Deus formado pelo agir do Espírito Santo (1 Pedro 2.9,10). O Evangelho é o poder de Deus que dá a vida, define o funcionamento e o crescimento do Corpo de Cristo, a igreja. Pessoas que foram salvas através do arrependimento e da fé em Jesus Cristo são incorporadas ao corpo de Cristo  através do batismo com o Espírito Santo (João 1.12; Atos 2.38). A igreja local testemunha a realidade invisível da Igreja do Senhor Jesus Cristo. Então, a igreja consiste naqueles a quem o Senhor chamou do mundo para a união e comunhão com Cristo e para a comunhão uns com os outros (João 13-17; 1 João 1.1-7).

A igreja local é um grupo de cristãos que se reúnem regularmente para juntos adorar a Deus, para contribuir com o crescimento uns dos outros, e para ministrar as ordenanças deixadas por Deus em Sua Palavra — batismo e ceia (Efésios 4). A igreja, como um corpo, deve possuir e buscar pureza e unidade, exercitar a disciplina, celebrar as ordenanças do batismo e da ceia do Senhor, proclamar Sua Palavra, alcançar pessoas com as Boas Novas do Evangelho, discipular e aconselhar seus membros, cuidar dos seus membros, e impactar a comunidade em que está inserida (Colossenses 4.2-6). É um corpo orientado para a glória de Deus, centrado na Palavra encarnada de Deus, Jesus Cristo, e na inspirada Palavra de Deus, a Bíblia. Um dos aspectos mais importantes e belos da igreja de Cristo é a unidade em meio à diversidade — pessoas completamente diferentes, unidas pelo sangue de Cristo, que contribuem com seus diferentes dons e talentos para o crescimento de todos. Dessa forma, a igreja local é onde o Reino de Deus será visto na terra (Efésios 4.11-16).

Membresia é o relacionamento formal entre a igreja e o cristão, em que o corpo afirma o testemunho do membro e o membro se compromete com o corpo e se submete aos cuidados e princípios do corpo, instituídos pela Bíblia. Fazer parte da igreja local, então, envolve responsabilidades por parte dos membros, pois a igreja é a autoridade que Deus instituiu sobre o Seu povo para moldar em seus membros a imagem de Jesus Cristo. Membresia é um conceito bíblico, é a forma como cristãos declaram seu compromisso com Cristo, é algo que possibilita aos cristãos servirem uns aos outros, é o contexto onde Deus trabalha no Seu povo, e é o programa de evangelismo de Deus.

Igreja.jpg
bottom of page