top of page
Buscar

Como Apresentar Jesus — Um Guia Prático em Cinco Pontos

Você já se identificou com esta situação? A igreja propõe um evangelismo, você ouve sobre isso no clube ou em alguma reunião, se empolga e decide colocar em prática. Então escolhe o seu “alvo evangelístico”, aquela pessoa próxima, alguém que você conhece e por quem tem orado. Durante a semana, finalmente a encontra. A conversa começa bem. Você fala que Deus tem planos para a vida dela, que Ele a ama. Convida para o culto, menciona como sua igreja é um ambiente acolhedor. Mostra os horários da Escola Bíblica Dominical, fala sobre o grupo de estudo bíblico, ora por ela, pede que Deus a abençoe e se despede feliz, achando que cumpriu sua missão.

 

Só que… faltou uma coisa: a raiz do Evangelho. Faltou Jesus!

 

No Brasil, onde a cultura é naturalmente espiritualizada, é muito fácil confundirmos conversas espirituais com conversas evangelísticas. Mas são coisas diferentes. No evangelismo, é essencial que apresentemos a pessoa de Jesus Cristo. Afinal, Ele é o centro da mensagem. Ele é o Evangelho.

 

Mas como apresentar Jesus de forma clara e completa?


Quero compartilhar com você cinco pontos que podem ser úteis na hora de mostrar Cristo para alguém:

 

  1. Quem Foi Jesus Como Homem?

 

Fale sobre os aspectos humanos de Jesus. Onde nasceu, Sua cultura, Sua profissão, Sua cidadania. Quem era esse Homem histórico que caminhou entre nós? Que língua falava? Ele era como nós, de carne e osso. Mas com um propósito eterno.


Jesus nasceu em Belém, cresceu em Nazaré, falava aramaico, viveu como um judeu comum, trabalhou como carpinteiro e viveu plenamente como homem, porém, sem pecado.

 

“E o Verbo se fez carne e habitou entre nós…”

(João 1.14)

 

“Porventura não é este o carpinteiro, filho de Maria…?”

(Marcos 6.3)

 

  1. Seus Relacionamentos e Ensinamentos

 

Jesus tinha amigos (como Lázaro), discípulos, parentes e também opositores. Como Ele tratava os rejeitados? Como falava com as autoridades? E conosco? Jesus se relacionava com todos — dos pequenos aos grandes — sempre com graça, verdade e compaixão. E Seus ensinos continuam revolucionando vidas até hoje.


“Já não vos chamo servos… mas tenho-vos chamado amigos.”

(João 15.15)

 

“Veio para o que era seu, e os seus não o receberam.”

(João 1.11)

 

“E todos os publicanos e pecadores se aproximavam dele para o ouvir.”

(Lucas 15.1)

 

  1. Sua Influência

 

Jesus impactou não apenas o Seu tempo, mas os séculos que vieram depois. Sua vida transformou a história, a cultura, a economia e até o calendário da humanidade. Até antes do Seu nascimento, já havia profecias apontando para Ele. A vida de Jesus transformou o mundo e continua transformando vidas. Sua influência atravessa séculos, culturas e nações.

 

“Ele é antes de todas as coisas, e nele tudo subsiste.”

(Colossenses 1.17)

 

“... e o seu nome será:

Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.”

(Isaías 9.6)

 

“De fato, grandes sinais ele fez…”

(João 20.30)

 

  1. Suas Credenciais

 

A Bíblia está repleta de títulos e afirmações sobre quem Jesus é: Maravilhoso Conselheiro, Cordeiro de Deus, Estrela da Manhã, Verbo que se fez carne. Ele não é apenas um profeta ou mestre. Jesus foi reconhecido pelas Escrituras como Filho de Deus, o Messias, o Salvador. Seus títulos revelam Sua natureza divina e autoridade.

 

“Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo.”

(Mateus 3.17)

 

“Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim.”

(João 14.6)

 

“No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.”

(João 1.1)

 

  1. Os Eventos-chave de Sua Vida

 

Fale sobre a vida sem pecado, morte na cruz, ressurreição e ascensão de Jesus. Nenhum outro nome na história carrega esses feitos. Jesus provou ser quem dizia ser, e Sua obra continua salvando vidas hoje. Esses eventos não apenas comprovam Sua identidade, mas são a base da nossa fé.

 

“... Cristo morreu pelos nossos pecados… foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia…”

(1 Coríntios 15.3 e 4)

 

“... E subiu ao céu e está à direita de Deus.”

(Marcos 16.19)

 

“Pois nasceu-vos hoje, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor.”

(Lucas 2.11)


Você não precisa de cinco anos de seminário para falar de Jesus. Basta você conhecê-lO pessoalmente e saber o suficiente para apresentá-lO com clareza e verdade. Claro, isso não quer dizer que você deva parar de aprender — muito pelo contrário. Quanto mais íntimo for seu relacionamento com Jesus, mais autêntica será sua apresentação sobre Ele.

 

Que a sua amizade com Jesus brilhe nas conversas com as pessoas à sua volta.

 

E se você quiser se preparar ainda mais, a ShareWord Global pode te ajudar com treinamentos de evangelismo relacional e materiais que facilitam o compartilhamento do Evangelho. Fale com a gente! Entre em contato conosco e acesse nosso site.


Editorial de Thiago Oliveira

Gerente Regional para o Brasil ShareWord Global

ree

 
 
 

Comentarios


© 2023 Igreja Batista Maranata. Todos os direitos reservados.

bottom of page