top of page

Planejando os Próximos Passos

Estamos chegando ao fim de mais um ano. O ano de 2021 já acabou, e para a maior parte de nós, foi um ano como todos os outros: muitas ideias e promessas, mas pouca coisa saindo do papel. Pois é, aquelas famosas frases voltam a aparecer:

  • "Esse ano vai ser diferente! Vou fazer isso, aquilo, e aquilo outro..."

  • "Esse é o ano que eu vou conseguir aquele trabalho..."

  • "Esse é o ano que eu vou..."

Ou você até alcançou algumas coisas, mas ainda se sente insatisfeito com o resultado. Foi um ano cheio de conquistas, mas que parecem não fazer sentido.


Por que isso acontece? Por que não conseguimos tornar nossas ideias em realidade? Por que não nos satisfazemos com os projetos que concluímos?


Precisamos alinhar nosso coração


Deus nos criou para um propósito específico, e com desejos que só serão satisfeitos nEle. Nosso propósito, dado no momento em que fomos criados, é sermos Seus representantes na terra, revelando ao mundo quem Deus é (Gênesis 1.26–28). Esse propósito é alcançado de duas formas: amando a Deus e amando ao próximo (Mateus 22.34–40).


Se esse é o nosso propósito, se somos chamados a isso, se fomos criados para amar a Deus e ao próximo, só encontraremos satisfação quando vivermos essas realidades. É por isso que, mesmo tendo alcançado objetivos, muitas vezes não nos satisfazemos. Se nossos projetos e objetivos estão desalinhados do plano de Deus, nós jamais estaremos verdadeiramente contentes.


Portanto, o primeiro passo no nosso planejamento deve ser alinhar nosso coração à vontade de Deus, que está revelada a nós na Bíblia.


Precisamos planejar de forma sábia


Uma vez que temos os princípios corretos, precisamos começar a dar passos práticos. Às vezes, até temos princípios corretos, mas não colocamos nossos planos no papel.


Em 1979, alguns entrevistadores perguntaram aos alunos de MBA de Harvard quantos deles estabeleciam metas. A resposta foi a seguinte:

  • 84% não definiam metas

  • 13% definiam metas, mas não por escrito

  • 3% definiam metas e as colocavam no papel

O resultado? Dez anos depois, eles entrevistaram os mesmos alunos. Os 13% que definiram metas, mas não por escrito, estavam ganhando duas vezes mais dinheiro do que os 84% que não o fizeram. E os 3% que realmente escreveram suas metas, estavam ganhando mais dinheiro do que os 97% que não escreveram suas metas e planos.


A diferença que enxergamos na Bíblia, no entanto, é a motivação e os objetivos — não em ter objetivos, mas em quais são eles. A Bíblia não é nem um pouco contra a ideia de fazermos planos e termos objetivos. Muito pelo contrário, ela nos encoraja a isso (Lucas 14.28). No entanto, ela nos encoraja a fazer planos (Provérbios 21.5), tendo a perspectiva de que Deus é soberano, e não nós (Tiago 4.13–15).


Nós não chegamos a lugar algum sem saber para onde estamos indo. Caminhar sem rumo, viver sem planos e objetivos, é desperdiçar a sua vida. Saiba para onde está indo, e assim você conseguirá ver o progresso dos seus projetos e o desenvolvimento da sua vida. E tenha certeza de que seus planos e objetivos estão alinhados com a Palavra de Deus.


Precisamos colocar nossos planos em prática


Embora seja um ponto óbvio, é importante destacá-lo. De nada adianta colocar objetivos, ter ideias e planejar, se não estamos dispostos a trabalhar. O livro de Provérbios é bem claro ao mostrar os perigos e as consequências da preguiça, bem como as recompensas do trabalho e da diligência.


“O que lavra a sua terra terá pão em abundância,

mas quem corre atrás de coisas sem valor não tem juízo.

O ímpio quer viver do que caçam os maus, mas a raiz dos justos produz o seu fruto.

O homem esforçado dominará, mas o preguiçoso ficará sujeito a trabalhos forçados.

O preguiçoso não assará a sua caça, mas o bem precioso do homem é ser esforçado.”

(Provérbios 12.11, 12, 24, 27)


Precisamos confiar nos planos do Senhor


Finalmente, precisamos sempre nos lembrar de que, embora façamos planos, a resposta certa vem sempre do Senhor (Provérbios 16.1–3, 9), e que Sua vontade é boa, perfeita e agradável (Romanos 12.1, 2).


Isso não deve nos desanimar a fazer planos. Pelo contrário, deve nos encorajar e confortar no sentido de que, mesmo quando falhamos em planejar, Deus nunca falha em cumprir Seu plano, que se resume a formar a imagem de Cristo em nós (Romanos 8.28–30).


Portanto, alinhe seu coração à vontade de Deus, planeje de forma sábia, coloque tudo isso diante dEle em oração, dê passos e confie nos planos do Senhor.


E lembre-se: nosso propósito é amar e servir pessoas! Leve isso em consideração ao pensar em objetivos e projetos. Nossos planos devem ser feitos para servir ao propósito maior de amar a Deus e as pessoas. De nada vale alcançar nossos objetivos pessoais, se eles não estão alinhados com o propósito que Deus nos deu!


Editorial de Gustavo Santos



bottom of page