top of page

Começando o Ano com o Pé Direito – Parte 2

Mais do que qualquer outra coisa, Deus quer que terminemos cada ano mais parecidos com Cristo do que quando começamos.


“Pois a vontade de Deus é a santificação de vocês.”

(1 Tessalonicenses 4.3a – Ênfase do autor)


“Sejam imitadores de Deus, como filhos amados.”

(Efésios 5.1 – Ênfase do autor)


“Aqueles que de antemão conheceu

ele também predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho.”

(Romanos 8.29a)


Essas são algumas passagens, entre tantas outras, que nos mostram o que Deus quer de nós. Por isso, nossas primeiras e principais resoluções precisam estar relacionadas ao nosso relacionamento com o Senhor.


Pensando nisso, quero destacar quatro ações que estão ligadas a quatro práticas espirituais, com o objetivo de ajudá-lo a alcançar o propósito de Deus para você em 2023.


Planeje depender: construa uma vida de oração


Se você já escreveu resoluções em algum momento, com certeza uma das resoluções era “orar mais”. Todos nós precisamos crescer nessa área. Todos nós sabemos que, se queremos ser mais como Cristo, precisamos de uma vida de oração.


Embora não haja uma fórmula mágica para crescer em oração, quero propor alguns passos que funcionaram para mim e que podem ajudar:


1. Separe um momento todos os dias: coloque no seu calendário, use um despertador, cole um post-it, faça algo que irá lembrá-lo de orar todos os dias, no mesmo horário. Rotina é uma ferramenta poderosa!

2. Escreva suas orações: não precisa ser uma carta super extensa com tudo o que você ora. Pode ser isso, mas também pode ser apenas os pontos pelos quais você está orando. Tirar as coisas da mente e colocá-las no papel é uma das melhores coisas que você pode fazer em geral, especialmente na oração. Outro benefício de ter orações escritas é que você pode olhar para trás e ver como Deus trabalhou em sua vida por meio da oração.

3. Ore a Bíblia: os Salmos são muito práticos nesse ponto. Por várias vezes, eu simplesmente abria a Bíblia em um Salmo, lia o texto aos poucos, e orava sobre o que eu estava lendo. Não tem como errar quando oramos a Palavra de Deus! Por exemplo: começo lendo o salmo 23, “O Senhor é o meu pastor” e oro, “Deus, obrigado por cuidar de mim, por estar sempre próximo”. Continuo lendo, “nada me faltará” e oro, “Deus, obrigado por sempre prover, por ser tudo o que eu preciso. Que eu tenha sempre um coração grato por tudo o que já tenho”.

4. Agradeça a Deus: quando tudo o que fazemos é pedir, nos cansamos porque não vemos resposta para todos os nossos pedidos. Mas quando focamos em agradecer, a oração se torna uma oportunidade de treinar nosso coração a enxergar as diversas maneiras pelas quais Deus já nos abençoou, tirando o foco de nós mesmos e colocando o foco nEle.


5. Tenha uma lista de pessoas para orar por elas: pense nas pessoas do seu convívio, ou até mesmo em missionários de países distantes, e ore por eles.


Planeje crescer: leia a Bíblia


Assim como a oração, todos concordam que ler a Bíblia é importante. E assim como a oração, poucos fazem regularmente. É impossível que um cristão cresça à semelhança de Jesus, cresça em obediência ao Senhor, sem nem saber o que Deus diz na Sua Palavra. Deus se revela por meio da Bíblia, e é a revelação de Deus que transforma nosso coração. Portanto, planeje ler a Bíblia!


1. Separe um momento todos os dias: coloque no seu calendário, use um despertador, cole um post-it, faça algo que irá lembrá-lo de ler a Bíblia todos os dias, no mesmo horário. Rotina é uma ferramenta poderosa!


2. Escolha uma boa versão da Bíblia: não estou falando isso como se uma versão fosse necessariamente melhor do que a outra. Mas algumas versões fluem melhor do que outras. Escolha uma versão que facilite seu entendimento.


3. Siga um plano de leitura realista: há diversos aplicativos que fazem isso por você (YouVersion, por exemplo). Procure um plano que se encaixe na quantidade de tempo que você tem disponível, e persevere! Se você quer começar lendo dez minutos por dia, não tente seguir um plano que te dê dez capítulos para ler por dia. Os capítulos se acumulam, você desanima, e depois de um tempo já não está lendo mais nada. É melhor ser consistente em um capítulo por dia, do que ler muito em janeiro e mais nada no resto do ano.


Planeje batalhar: memorize versículos


Se tem uma coisa que eu posso te garantir para o ano de 2023 é que ele trará suas batalhas. Eu não sei quais são, mas sei que elas virão. E eu desconheço uma arma mais eficaz para batalhas espirituais do que versículos memorizados. Na hora que “o bicho pega”, não dá tempo de abrir uma Bíblia — você precisa da informação instantaneamente.


1. Separe um momento todos os dias: coloque no seu calendário, use um despertador, cole um post-it, faça algo que irá lembrá-lo de memorizar versículos todos os dias, no mesmo horário. Rotina é uma ferramenta poderosa!


2. Monte uma lista realista de versículos para memorizar: “Ah, mas eu não sou bom em memorizar...” Quantas músicas novas você decorou em 2022? Pois é! Ainda assim, seja realista. Começar com um versículo por mês já é um passo. Pense em áreas que você costuma batalhar mais, busque versículos estratégicos, e comece a memorizar.


3. Use ferramentas para te auxiliar: você pode usar aplicativos (Quizlet, por exemplo), post-its, notas no celular, o que funcionar melhor para você. Apenas selecione uma ferramenta e utilize!


Planeje mudar: preste contas


Por último, mas não menos importante, tenha alguém (ou um grupo) para prestar contas. Deus nos colocou num corpo de propósito. Ele sabe que sozinhos, iremos desanimar. Ele sabe que somos fracos quando estamos sós. Ele sabe que temos dificuldade para enxergar nosso coração com clareza. Talvez, hoje você esteja bem, mas nunca sabemos como estaremos amanhã. Você pode pensar que tem uma compreensão clara do pecado que há em sua vida, mas a realidade é que existem pontos para os quais você está totalmente cego.


2022 já acabou...

2023 está começando...

E aí... o que você vai fazer para “começar o ano com o pé direito”?


Editorial de Gustavo Santos


bottom of page