top of page

Lições da Paternidade

Há pouco mais de um ano, Deus me deu o privilégio de ser pai. E há pouco mais de um ano, Deus me deu a tremenda responsabilidade de ser pai. Sim, as duas coisas chegaram ao mesmo tempo. E ainda que cada aspecto apareça com mais intensidade em momentos distintos, ambos fazem parte do dia a dia de um pai.

 

Nos dias mais tranquilos, em meio a risadas e brincadeiras, em meio a sinais e palavras amorosas, fica claro o privilégio de ser pai. Nos dias mais turbulentos, quando a disciplina parece não surtir efeito, quando decisões difíceis são exigidas, a responsabilidade parece ser maior do que conseguimos suportar.

 

Na graça de Deus, Ele parece intercalar dias “tranquilos” e dias “turbulentos”. E também por meio da Sua graça, podemos aprender muito sobre o caráter do próprio Deus e sobre aquilo que Ele espera de nós em ambos os dias.

 

Vamos “pisar na bola”

 

Essa com certeza é a primeira lição, e não demora muito para aprendê-la. Iremos, sem sombra de dúvida, falhar. Tomaremos decisões erradas. Falaremos coisas que não deveríamos, de formas que não deveríamos. Seremos muito duros às vezes. Seremos muito moles outras vezes. Esqueceremos de coisas importantes. Ficaremos irados, cansados, frustrados.

 

Por estas, e por tantas outras situações que eu não citei, busque a graça de Deus agora. Ore constantemente para que Ele lhe dê sabedoria, paciência, mansidão, humildade, e principalmente graça. O que nossos filhos mais precisam é de uma paternidade caracterizada pela graça — porque dessa forma, eles verão Cristo por meio de nós.

 

Paternidade é uma oportunidade de revelar a Deus

 

Tanto nas falhas quanto nos acertos, podemos apontar nossos filhos para Deus. Nas falhas, fica clara a nossa necessidade dEle. Nos acertos, mostramos aquilo que o nosso Pai perfeito faz por nós.

 

Quando você cuida do seu filho que está com medo e chorando, você mostrará a ele como Deus cuida de nós. Quando você responde com graça diante de uma falha do seu filho, você mostrará para ele aspectos da paciência, graça e misericórdia de Deus. Quando você o disciplina, você mostrará para ele como um Deus justo reage diante do pecado. E quando você se arrepende e pede perdão por ter sido impaciente e orgulhoso, mostrará ao seu filho o quanto você necessita de Cristo.

 

A única imagem perfeita de paternidade aparece quando olhamos para Deus. Como diz Deepak Reju: “A verdadeira paternidade é encontrada no caráter dAquele que se dispôs a enviar Seu Filho para morrer na cruz por pecadores como você e eu. Só ele sabe como nos educar perfeitamente. Onde sua educação for insuficiente, como certamente acontecerá, você pode recorrer a Deus, que faz todas as coisas bem. Você pode depender dEle para fazer o que você não pode e para lhe dar sabedoria quando você não a tem. Olhe para Deus e dependa dEle nos próximos dias”.¹

 

O fato é que, depois de nos tornarmos pais, crescemos na compreensão do amor de Deus por nós.

 

Ter humildade para pedir ajuda

 

Eu nunca tinha sido pai. No entanto, outras pessoas já passaram por isso para aprender uma porção de lições — lições que podemos aprender sem quebrar a cabeça, se tivermos humildade para perguntar e pedir ajuda.

 

Busque a ajuda de homens maduros, faça perguntas, e esteja disposto não só a ouvir, mas também a mudar sua opinião sobre algumas coisas. Leia bons livros sobre paternidade.

 

Ouça podcasts sobre o assunto. Monte um grupo com pais de várias idades na sua igreja. Converse com sua esposa sobre o assunto. Não sofra sem necessidade, simplesmente por ser orgulhoso demais para buscar ajuda.

 

Deus está no controle

 

Como pais, vamos tentar, de várias formas, controlar a vida dos nossos filhos. Queremos controlar as reações deles quando fazemos algo, queremos que eles durmam a noite toda para podermos descansar, queremos que eles nos obedeçam na primeira vez que falamos algo, queremos que eles entendam conceitos complexos mesmo quando ainda são pequenos. Mais do que tudo, queremos que eles entendam quem Deus é e se rendam a Ele.

 

O problema é que não temos como garantir nada disso. Rapidamente, percebemos que não estamos no controle de tudo. E por mais que tentemos negar, é bom que não estejamos no controle de tudo! Somente Deus é soberano. Somente Ele controla todas as coisas. E quando percebermos que Deus sabe o que é melhor para nossos filhos e para nós, seremos capazes de confiar nEle mesmo nos dias mais difíceis.

 

Talvez para sua frustração, esse não foi um editorial do tipo “5 passos para ser um pai melhor”, ou algo do tipo. Mas essas quatro lições que eu aprendi — e ainda tenho aprendido — com certeza me fazem um pai melhor. Não porque eu sei mais, porque tenho mais experiência, ou qualquer coisa relacionada a mim. Mas porque elas me ajudam a lembrar de quão dependente eu sou de Deus para conseguir cuidar do meu filho como Deus quer que eu cuide. É um trabalho impossível para nós — e é assim para que fique evidente que, no final, sempre é Deus quem faz.

 

Editorial de Gustavo Santos

¹ REJU, Deepak, Biblical Counseling Coalition | 12 Things That Every First Time Dad Should Know, Biblical Counseling Coalition, disponível em: <https://www.biblicalcounselingcoalition.org/2015/08/12/12-things-that-every-first-time-dad-should-know/>. acesso em: 27 nov. 2023.

bottom of page