top of page

O Natal Hoje

Mais uma vez chegamos naquela época do ano em que todos estão falando sobre amor ao próximo, caridade, felicidade, paz, alegria e por aí vai. Tudo isso sempre caindo em tradições natalinas que preenchem e aquecem os corações por alguns dias. Porém sabemos que o Natal é mais do que uma celebração repleta de símbolos e tradições; é um marco na história da humanidade que revela o cumprimento do plano redentor de Deus para o mundo.

 

“Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu;”

(Isaías 9.6a)

 

No nascimento de Jesus Cristo, vemos o amor de Deus em ação, um convite para nos aproximarmos dEle e vivermos de maneira transformada. Mas como essa realidade histórica e espiritual pode impactar nossas vidas hoje? Ao olharmos para as Escrituras, encontramos verdades profundas que não apenas moldam nossa fé, mas também nossas atitudes, prioridades e relacionamentos no dia a dia.

 

A história bíblica nos mostra que a humanidade estava perdida em um mundo de pecado e separada de Deus. No entanto, Deus, em Seu imenso amor, enviou Seu filho para nos resgatar e nos reconciliar consigo mesmo. Como podemos ver no versículo citado acima, o Natal nos lembra que Deus nos deu o maior presente: Seu filho. Como o anjo disse aos pastores: "Não tenha medo. Estou lhes trazendo boa-nova de grande alegria, que são para todo o povo: Hoje, na cidade de Davi, nasceu o Salvador, que é Cristo, o Senhor " (Lucas 2.10 e 11). Essa verdade enche os nossos corações de gratidão e nos leva a querer compartilhar essa alegria com os outros.

 

A encarnação de Jesus, ou seja, o fato de Deus ter se tornado homem, demonstra o grande amor de Deus por nós. Através da vida, morte e ressurreição de Jesus, temos a oportunidade de ter nossos pecados perdoados e de receber a vida eterna. O Natal, portanto, é um momento para celebrarmos e relembrarmos essa dádiva divina.

 

“O anjo, porém, lhes disse: Não temais; eis aqui vos trago boa-nova de grande alegria,

que o será para todo o povo: é que hoje vos nasceu,

na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor.”

(Lucas 2.10 e 11 – ênfase do autor)

 

No entanto, é importante ressaltar que o impacto do Natal não deve se limitar apenas a um dia no ano. A celebração do nascimento de Jesus deve nos inspirar a viver uma vida transformada por Ele durante todo o ano. Como cristãos, somos chamados a seguir o exemplo de Jesus, a amar ao próximo como a nós mesmos e a compartilhar o amor de Deus com aqueles que nos cercam.

 

A vida de Jesus foi marcada pela compaixão, pelo serviço e pela obediência à vontade de Deus. Ao celebrarmos o Natal, somos convidados a renovar o nosso compromisso em seguir os passos de Jesus e a viver uma vida que glorifique a Deus. Isso significa praticar a fé, a esperança e o amor em todas as nossas relações e em todas as áreas da nossa vida.

 

Em um mundo marcado pela desigualdade, pela violência e pela injustiça, o amor de Jesus nos chama a ser agentes de transformação. Ao seguirmos o exemplo de Cristo, podemos fazer a diferença na vida das pessoas ao nosso redor, ao tornarmos conhecido o presente que nos foi dado através do Natal.

 

Portanto, o Natal é muito mais do que uma simples celebração. É um momento para nos lembrarmos que servimos a um Deus Fiel que cumpre as Suas promessas. E que assim como Ele enviou o Seu filho para nos dar salvação, Ele vai continuar sempre presente conosco todos os dias enquanto estivermos aqui cumprindo a nossa missão.

 

“E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.”

(Mateus 28.20b)

 

O Natal é o cumprimento da promessa de salvação iniciada em Gênesis e concluída nos Evangelhos por meio de Jesus Cristo. Desde o início Deus planejou a vinda de um Salvador, prometido como a "Semente da mulher" que derrotaria a serpente, simbolizando a vitória sobre o pecado e a morte. A chegada de Jesus, como um bebê frágil, em uma família simples, é uma demonstração do poder de Deus em usar o que parece pequeno e humilde para realizar Sua obra grandiosa.

 

Nos Evangelhos, o nascimento de Cristo é apresentado como a concretização da esperança divina. Ele é Emanuel, Deus conosco, Aquele que veio para salvar Seu povo dos pecados. Apesar de Sua vulnerabilidade como bebê, Jesus é glorificado como Salvador, Filho do Altíssimo e Verbo de Deus, adorado por pastores, magos e anjos.

 

O Natal nos convida a refletirmos sobre sua mensagem central: a salvação que Jesus trouxe por meio de Sua morte e ressurreição. Ele não apenas resolve de forma definitiva o problema do pecado, mas também nos oferece uma nova vida em comunhão com Deus. Celebrar o Natal é um ato de gratidão pela libertação e pela adoção como filhos de Deus concedida através de Jesus Cristo.

 

Editorial de Natalício Queiroz


 

 

 

 

 

Comments


bottom of page