top of page

3 sinais da idolatria de coração

Atualizado: 18 de dez. de 2018

Uma vida de louvor a Deus expressa um coração verdadeiramente adorador ao Senhor. A adoração é o reconhecimento de que não há outro Deus, além do nosso Deus. O louvor que expressa essa adoração a Deus não é exclusivamente cantado, mas também vivido. Pensamentos, palavras e atitudes refletem o coração adorador de cada um de nós.


A idolatria é a deturpação da adoração a Deus. Ídolos são colocados no lugar do Senhor. Essa substituição é a raiz do pecado e uma transgressão do mandamento de Deus: “Não terás outros deuses diante de mim” (Ex 20.3). Esses ídolos são desejos legítimos ou não que assumem uma posição ilegítima dentro do coração. São exigências que temos que ficam acima do desejo supremo de agradar a Deus numa vida de genuína adoração (2 Co 5.9, 15). Assim como na adoração, a idolatria também é evidenciada em pensamentos, palavras e atitudes. Porém, como identificá-la?


A Palavra de Deus indica três sinais da idolatria de coração. São sinais que nos ajudam a enxergar como sutilmente destronamos o Senhor e colocamos ídolos em nossos corações.


Quando você peca para ter algo

Você tem um ídolo em seu coração quando está disposto a pecar para ter algo: “Cobiçais e nada tendes; matais, e invejais, e nada podeis obter; viveis a lutar e a fazer guerras” (Tg 4.2a). Os desejos descritos por Tiago, “os prazeres que militam na vossa carne” (Tg 4.1), são os desejos abrigados no coração no lugar do desejo de agradar a Deus. Muitas vezes, são desejos legítimos, mas que assumem uma posição ilegítima. É o marido que quer o respeito de sua esposa (desejo legítimo – Ef 5.33), mas que grita com ela para conquistar seu respeito. É a mãe que quer a obediência do filho (desejo legítimo – Ef 6.1), mas está disposta a manipulá-lo com culpa para conquistar a obediência. Quando você está disposto a pecar para obter algo, você tem um ídolo em seu coração.


Quando você peca porque não tem algo

Você tem um ídolo em seu coração quando peca porque não obtém algo: “Nada tendes, porque não pedis; pedis e não recebeis, porque pedis mal, para esbanjardes em vossos prazeres” (Tg 4.2b-3). Esse é o outro lado da moeda. Você não tem e reage com pecado. É a esposa que cresce em amargura porque não tem um marido líder espiritual em casa. Ela não peca para ter, mas peca porque não tem. É a criança que faz “birra” porque não ganhou o doce que gostaria. Quando você reage com pecado porque não tem algo, você tem um ídolo em seu coração.


Quando algo ocupa sua mente excessivamente

Além das ações e reações, um ídolo também pode ser identificado naquilo que ocupa seu pensamento. Um coração adorador irá direcionar seus pensamentos ao Senhor, cumprindo suas responsabilidades e guiado pelo amor a Deus de todo o coração e ao próximo como a si mesmo (Mt 22.37-40). Quando você tem um ídolo em seu coração, tudo o que pensa é tê-lo satisfeito. Consequentemente, você irá cair num dos dois acima. Ou você irá pecar para obter algo, ou irá pecar porque não tem algo.


Se um desses três caracteriza seu coração, arrependa-se. Confesse ao Senhor que um desejo legítimo está assumindo um lugar de controle de seu coração. Peça perdão e renove seu pensamento. Jesus Cristo morreu por você para que você não viva mais para si mesmo, mas para Ele (2 Co 5.15).


Editorial do Pr.Alexandre "Sacha" Mendes



bottom of page