top of page

A mensagem da Bíblia | Parte 4

Atualizado: 13 de nov. de 2020

Continuando o editorial de semana passada, hoje veremos como o conceito de que a Bíblia tem uma grande mensagem com um grande propósito se aplica aos últimos seis livros dos Profetas Menores.


Como falamos especificamente nos últimos dois editoriais, os doze livros dos Profetas Menores apresentam uma mensagem unificada. Delinear um fluxo de pensamento com as mensagens desses livros nos ajuda a compreender essa unidade na mensagem deles. É possível enxergar uma sequência lógica entre eles, que não se baseia em cronologia ou qualquer outra coisa, senão em sua mensagem. [1]


Esse fluxo segue 3 grandes tópicos — I. Pecado; II. Punição e III. Restauração — que não são exclusivos nesses livros, mas que são, de alguma forma, enfatizados. Hoje veremos os 6 últimos, que enfatizam a punição divina pelo pecado do povo e as promessas de uma restauração futura.


II. Punição


O povo de Deus falhou em seguir sua Lei, e assim como o Senhor havia prometido, haveria consequências — o povo seria punido por seu pecado. Ainda assim, a disciplina do Senhor sobre o povo tinha como objetivo quebrantar o Seu povo para que eles se arrependessem e experimentassem a restauração.


Naum: Saiba disso com certeza, Yahweh é uma fortaleza apenas para aqueles que aceitam Seus termos de paz; Ele julgará justamente todos os Seus inimigos impenitentes.


Habacuque: Yahweh é justo, e em Seu tempo, punirá todos os malfeitores e preservará todos os que andam pela fé — aqueles que buscam por Sua ajuda, e que encontram nEle satisfação.


Sofonias: Faça parte do remanescente que se aproxima de Deus, para que o Dia do Senhor seja um dia de alegria! No entanto, para todos os que falham em ouvir a voz de Deus, o Dia de Yahweh será de destruição certa!


III. Restauração


Para aqueles que temem ao Senhor e se submetem à sua Lei, bênçãos são garantidas. Deus continua demonstrando misericórdia e graça ao Seu povo, restaurando pecadores e transformando-os em servos fiéis.


Ageu: Aproximar-se de Deus exige que você leve a sério a necessidade de Sua presença em seu meio, fazendo dEle sua prioridade e experimentando o cumprimento de tudo o que Ele prometeu — bênçãos para você e para as nações que se rendem a Ele.


Zacarias: Nós precisamos da presença de Deus entre nós, pois a restauração de seu Reino não será trazida pelo esforço humano, mas pelo poder de seu Espírito operando por meio de seu Rei-Sacerdote que morreu, mas vitoriosamente ressuscitou.


Malaquias: Esta restauração é para você, se você apenas temer e honrar a Deus em todas as áreas de sua vida, aguardando o dia em que a maldição dará origem à bênção da restauração completa!


Esse fluxo de pensamento nos ajuda a entender e a visualizar o conceito de que a Bíblia contém uma grande mensagem com um grande propósito. Isso não significa que todos os livros comunicam a mensagem da mesma forma. Cada livro contribui de uma maneira, e assim também é com os Profetas Menores. A unidade dos profetas menores provê uma perspectiva única e coesa sobre como Deus alcança Seus propósitos tanto através do julgamento quanto da salvação. Os julgamentos não são o fim da história. Yahweh, o Deus da aliança, continua comprometido com o povo da aliança e com as promessas da aliança. A história do fracasso, desobediência e julgamento daria lugar a um dia futuro em que o Senhor julgaria as nações e restauraria o Seu povo.


O ciclo pecado-punição-restauração se encaixa perfeitamente na mensagem central das Escrituras: o Reino de Deus e sobre Jesus, o Rei do Reino. O Reino de Deus é para aqueles que se rendem ao Rei Jesus. Infelizmente, todos nascem fora do Reino por causa do pecado e todos serão punidos definitivamente se permanecerem nesse caminho. No entanto, o Rei do Reino provê uma resposta em Si. Jesus decidiu ser punido para que pecadores pudessem ser restaurados, tornando-os cidadãos do Reino. Uma vez restaurados, os cidadãos do Reino são chamados a viver como o Rei, temendo ao Senhor e obedecendo-O de forma completa e genuína.


Editorial de Gustavo Henrique Santos


[1] Esse fluxo de pensamento é baseado em aulas sobre os Profetas Menores preparadas por Jason DeRouchie. Para mais, veja https://jasonderouchie.com/derouchie-lectures-on-the-twelve/


bottom of page