Aguardando a volta do Senhor em santidade

A Primeira Vinda de Jesus Cristo narrada no Novo Testamento foi o cumprimento da promessa feita no Antigo Testamento, começando com Gênesis 3.15 e seguida por tantas outras passagens bíblicas. Jesus Cristo veio, sofreu, morreu por causa de nossos pecados, ressuscitou e Seu nome foi – e é – pregado para remissão de pecados (1 Coríntios 15.3, 4; Lucas 24.44-47). E logo após a consumação de Sua obra de salvação, Jesus Cristo subiu aos céus (Lucas 24.51). Mas assim como Ele subiu, Ele irá voltar (Atos 1.11). Desde então, aguardamos a Segunda Vinda de Jesus Cristo. Mas como o cristão deve aguardar a volta do Senhor? Entre tantos ensinamentos que a Palavra de Deus traz sobre a postura do cristão que aguarda a volta de Jesus, a Bíblia fala de aguardá-lo em santidade.


“Amados, agora, somos filhos de Deus,

e ainda não se manifestou o que haveremos de ser.

Sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele,

porque haveremos de vê-lo como ele é.

E a si mesmo se purifica todo o que nele tem esta esperança,

assim como ele é puro.”

(1 João 3.2, 3)


Os que aguardam a volta de Cristo

São os filhos de Deus que aguardam a volta de Cristo, Sua manifestação. Os filhos de Deus são aqueles que creem no nome de Jesus (João 1.12). Os filhos de Deus são alvos do amor de Deus e é justamente por isso que o mundo não os conhece (1 João 3.1). Inclusive, somos informados pelo próprio Senhor Jesus que os amados do Pai são odiados pelo mundo (João 15.18, 19). Jesus Cristo virá buscar aqueles que receberam o amor do Pai para serem completamente transformados à Sua semelhança.


O texto de 1 João 3.2, 3 deixa claro que somos filhos de Deus, mas que ainda existem aspectos de quem somos que não foram completamente manifestos. A consumação de nossa salvação se dará na segunda vinda de Jesus. Por isso, ansiamos pela Sua volta, nossa esperança e salvação.


Como os filhos de Deus aguardam a volta de Cristo

Aguardar a volta de Cristo não é uma experiência abstrata ou mística. A Palavra de Deus coloca a postura de quem aguarda a volta de Cristo em termos práticos: “E a si mesmo se purifica todo o que nele tem esta esperança, assim como ele é puro” (1 João 3.3). João chama o cristão a esperar pela manifestação de Jesus Cristo em santidade.


Ao longo de sua primeira carta, João descreve as marcas do cristão em comunhão com Deus, ou seja, que vive em santidade (1 João 5.13). O cristão que aguarda a volta de Cristo mantém comunhão com o Pai, com o Filho e com outros cristãos (1 João 1.3, 7). Aguardar a volta de Cristo é caminhar na luz, como Ele está na luz (1 João 1.6). De uma forma geral, é andar como Jesus andou (1 João 2.6), sabendo que Jesus se manifestou em Sua Primeira Vinda para tirar os pecados do mundo, pois nEle não existe pecado (1 João 3.5). Então, esperar a volta de Cristo é um exercício de purificação constante. Convictos do amor do Pai, somos chamados a viver à semelhança do Filho no poder do Espírito Santo.


Enquanto aguardamos, lutamos contra o pecado que nos assedia, tenta e faz guerra contra nossa alma. Seremos provados, mas somos chamados à perseverança na certeza de que Ele permanece em nós (1 João 3.24).


Maranata, Ele vai voltar!


Editorial do Pr. Alexandre "Sacha" Mendes



© 2018 Igreja Batista Maranata. Todos os direitos reservados.