top of page

Férias para glória de Deus

“Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer,

fazei tudo para a glória de Deus.”

(1 Coríntios 10.31)


Férias, maravilha de férias! Talvez, o momento mais esperado para quem estudou e para quem trabalhou um ano inteiro. Esquecer do mundo a minha volta e viver um pouco só para mim. São dias de ausência de obrigações com o trabalho, descanso da pressão do chefe e do professor que pega no seu pé. É aquele momento que muitos estão esperando para descansar, ter um tempo sozinho de lazer, esquecer as obrigações, colocar as séries em dia, etc. Afinal, é para isso que existem as férias, certo? Bem, não é assim que você deve pensar.


Cuidado como você descansa

Deus depois de criar todas as coisas descansou de sua obra (Gênesis 2.3). O descanso foi algo criado pelo próprio Deus, não que Ele precisasse por estar cansado, mas para estabelecer um modelo para o homem. O problema surge com as distorções que o pecado traz sobre todas as coisas, inclusive sobre o descanso. Nossos corações são máquinas de fazer ídolos e o que fazemos, muitas vezes, é tornarmos o descanso em um ídolo do nosso coração. No momento em que o descanso se torna uma desculpa para não fazer suas obrigações, ou um substituto para ter um tempo com a família ou a razão de sua procrastinação, então, o descanso deixa de ser descanso e passa a exercer a função de um ídolo.


Descansar nas férias não significa, necessariamente, ficar parado ou deitado sem fazer nada. Mas é um tempo para você parar com sua rotina de trabalho e estudos para descansar bem. É um tempo para você dormir bem, repousar com calma e sem a pressão de ter que acordar cedo para uma nova rotina por vezes estressante. Dar um tempo para sua cabeça das preocupações do trabalho e de seus problemas não significa que você tem que parar de trabalhar. Mas, certamente, o período de férias é um tempo precioso para focarmos intensamente e intencionalmente em coisas que são relevantes para Deus, nos tesouros que a traça não corrói (Mateus 6.20).


Tempo para leituras

As férias são dias fartos para boas leituras, principalmente, para colocarmos um tempo a mais na leitura da Palavra de Deus (Salmo 119.15-17). Dedique-se na leitura das Escrituras, conheça mais sobre a vida de Cristo, aprofunde seu conhecimento das Boas Novas que nos transformam. Um bom plano de leitura para ter um direcionamento na hora de ler a Bíblia pode ajudá-lo a otimizar a leitura e tematizar o que você quer e precisa para se aprofundar mais no conhecimento sobre Deus. Ore durante a leitura das Escrituras com gratidão pelo tempo a mais com o Senhor. A biblioteca de nossa igreja está recheada de bons livros que certamente vão ajudar em seu crescimento espiritual, no desenvolvimento da santidade e no conhecimento do nosso Senhor. Glofique ao Senhor conhecendo mais dEle.


Tempo com a família

Em suas férias seja intencional no tempo com sua família. Seja você casado ou solteiro, valorize a família que Deus te deu gastando tempo com ela, você certamente tem muito que compartilhar com seus familiares sobre o que Cristo tem feito em sua vida. Um texto muito importante que líderes de famílias não devem esquecer é Deuteronômio 6.4-9. Ele nos lembra da necessidade de sempre falarmos do Senhor e de sua Palavra a todo instante para nossa família e especificamente aos nossos filhos. Glorifique a Deus em suas férias gastando tempo de qualidade com sua família ensinando do Senhor. Aprendendo mais das Escrituras, orando juntos, contemplando a sua criação (Salmo 19) e seus grandes feitos em sua própria família, todos juntos. A melhor herança que alguém pode deixar para seus herdeiros é o conhecimento do Senhor e de sua Palavra.


Tempo para servir a Deus

As férias nos permitem descansar de nossas cansativas rotinas e, com isso, nos dão forças para podermos trabalhar mais para o Senhor. O texto de 1 Coríntios 15.58 nos convoca para trabalharmos abundantemente na obra que nos foi dada, ou seja, promover boas obras para a glória de Deus. A igreja de Jesus é uma bela obra que precisa de trabalhadores. Sirva ao Senhor com foco no progresso do reino de Deus. Sirva ao Senhor na proclamação do Evangelho que salva e transforma pecadores. Sirva ao Senhor por meio dos ministérios da igreja, crescendo no amor mútuo e humildade entre os irmãos. Lembre-se que o Senhor Jesus não veio ao mundo para ser servido, mas para servir (Mateus 20.28), então sirva com seu tempo de descanso de férias ao Senhor.


Enfim, férias é um tempo muito bom que Deus nos permite ter. É uma boa pausa para descansar da correria do dia a dia. Contudo, é um momento para trabalhar investindo em muitas áreas de nossas vidas, como as citadas acima e muitas outras. Invista suas férias na fortificação da fé, tempo em família e serviço para o progresso do reino. E, assim, glorificaremos ao Senhor com nosso descanso, nossas férias.


Editorial de William Rubial




bottom of page