Ferramentas revitalizadoras: A Palavra de Deus (Parte 1)

“Quão doces são as tuas palavras ao meu paladar!

Mais que o mel à minha boca.”

(Salmo 119.103)


Nesta nova série começaremos falando sobre a Palavra de Deus, Sua importância para a vida espiritual do cristão, e como podemos melhorar a prática devocional nos dias corridos que vivemos.


A Palavra de Deus é o firme fundamento para a nossa caminhada como peregrinos neste mundo. Nela encontramos tudo que precisamos saber para viver de forma agradável a Deus — inclusive em nossa vida devocional. Contudo, temos muita dificuldade em manter uma constância no estudo da Palavra, seja lendo, ouvindo ou meditando. Esta realidade não agrada ao nosso Senhor, e externa onde está o nosso coração: buscando nossos desejos. Porém, há esperança e perdão em Cristo para sair de uma vida devocional “desleixada”, transformando nossos hábitos e desejos para Sua glória.


Comece pelo seu coração

A Palavra é categórica em afirmar que a fonte de todos os nossos desejos e vontades é o coração (Provérbios 4.23). No entanto, ainda que seja importante saber de onde vem nossa força motriz, não é o suficiente, se não soubermos como ela funciona e como ela pode ser mudada. Por isso a Palavra de Deus é essencial. Ela é poderosa para mostrar como é o nosso coração, apontando para tudo que está errado e distorcido. Uma vida cristã deficiente não é culpa das adversidades e problemas, mas sim de um coração longe da Palavra, e às vezes, resistente a Ela e Seus efeitos no coração. Deus quer, por meio de sua Palavra, mostrar quem somos, e transformar quem O busca com o coração.


Leia incessantemente

O objetivo da vida cristã é glorificar a Deus. Para que isso aconteça, precisamos conhecê-lO, e sua Palavra é o único meio pelo qual podemos ter acesso a quem Deus é, como podemos agradá-lO e servi-lO melhor. Portanto, precisamos reconhecer a nossa necessidade de ler a Bíblia, e ser intencionais nessa prática. Do mesmo modo que não podemos viver sem alimento ou água, não podemos viver sem nos alimentar da Palavra de Deus.


O Salmo 119 é uma exaltação do salmista à Palavra de Deus — ele se deleita nEla, e em Sua leitura o tempo todo. No versículo dois ele diz: “como são felizes os que obedecem a seus preceitos e o buscam de todo o coração”. Há uma alegria em seu coração quando ele lê e obedece aos mandamentos de Deus. O salmista jamais conheceria ao Senhor e o que Ele deseja se não O buscasse incessantemente na Palavra de Deus.


Ouça incessantemente

É muito interessante quando falamos sobre o ouvir. Vejo muitas mães tentando falar com seus filhos enquanto eles estão fazendo algo, geralmente acompanhado por essa frase: “você me escutou, mas não entendeu nada do que falei”. Às vezes os filhos até repetem o que foi dito, mas ainda não entenderam a mensagem, não fixaram o conteúdo recebido. Infelizmente, nós também lidamos com isso. Muitas vezes, chegamos na igreja com a cabeça fervendo de coisas, desatentos e não focamos no fundamental: ouvir a pregação da Palavra de Deus. Preparar o coração e a mente para o culto é importante para ouvir o que está sendo dito — processar o que foi dito e aplicar em nossas vidas. O bom ouvinte deve estar atento e disposto para ouvir. Ao mesmo tempo, ouvir não é uma substituição à leitura. Ambos — ler e ouvir — são ações complementares, que ajudam na fixação da mensagem. Ouça com os ouvidos, e processe a Verdade com o coração.


“Do mandamento de seus lábios nunca me apartei,

escondi no meu íntimo as palavras da sua boca.”

(Jó 23.12)

Estude a Palavra

Estudar a Bíblia é extremamente importante para a vitalidade do cristão. Não estou falando, necessariamente, de fazer um seminário ou um curso intensivo bíblico que, sem dúvida, são coisas excelentes, mas que são mais complicadas e exigem mais esforço, dedicação e tempo. Estou falando de se debruçar na Bíblia, em sua própria casa, para entender o que está escrito; de conhecer mais o contexto da passagem; de extrair conceitos sobre Deus, e deixar a cada momento a Palavra falar com você.


Colocar tudo o que falamos aqui em prática não é uma tarefa simples ou fácil. Estudar a Bíblia demanda persistência e dedicação, principalmente para quem não tem o costume de ler. No entanto, a certeza que tenho é que você será extremamente abençoado e renovado em suas forças. Pastores despendem anos estudando para se aprofundarem no conhecimento de Jesus e das Escrituras para que sejamos abençoados e aconselhados na Palavra. Quer ser abençoado como os pastores são, conhecer a Deus como eles conhecem e ser firme no que crê? Dedique-se a estudar a Bíblia. Há diversos materiais em nosso site e biblioteca, editoras com excelentes obras, irmãos que podem ajudar no seu crescimento. Não se acomode com uma vida estagnada; continue crescendo em sabedoria e santidade estudando a Bíblia.


“Buscarei teus mandamentos, pois tu aumentas meu entendimento.”

(Salmo 119.32)


Nossa vitalidade cristã começa em nosso coração — com o que realmente desejamos para nossa vida, com nossas prioridades. Precisamos nos esforçar para alcançarmos uma vida cristã saudável. Ouvir, ler e estudar a Palavra são coisas fundamentais para crescermos em santidade, olhando sempre para Jesus Cristo. Não há resultado sem esforço, dedicação e tempo diante da Palavra com um coração que anseia por Deus.


Perguntas para reflexão:

· Como está sua vida de leitura das Escrituras?

· Seu coração tem desejado as coisas Espirituais mais que outras?

· Por que você não tem desejado ler a Bíblia?

· Ler a Bíblia tem sido desconfortável, um peso?

· Você é alguém indisciplinado, desorganizado em seus afazeres e isto tem atrapalhado sua leitura?


Como sair dessa realidade distante da Palavra de Deus? Arrependa-se, confesse seu pecado e busque mudança. Por meio da Graça, você será capaz de mudar seus hábitos e desejos para glória de Deus.


Editorial de William Rubial