O problema do passado

Atualizado: 18 de Dez de 2018

Não tem como ignorar, você tem um passado. Talvez, você olhe para trás com um sorriso de gratidão pelas alegrias de ver sonhos realizados. Talvez, você estufe o peito de orgulho ao pensar no sucesso conquistado em algumas áreas de sua vida. Mas também é provável que fique vermelho ao lembrar de situações do seu passado que gostaria que nunca tivessem acontecido. Foram coisas que fez e que não gosta de lembrar. Palavras que disse que gostaria que nunca tivesse falado. Decisões tomadas que não podem mais voltar para trás. Infelizmente, são essas últimas que nos tiram a paz e a tranquilidade. O que fazer com um passado que lhe reprova?


É uma questão de adoração

As questões mais profundas da vida não se tratam sobre o sofrimento passado, presente ou futuro. As questões mais profundas estão relacionadas à ADORAÇÃO. Quem ou o que você adora irá moldar suas reações para cada acontecimento da vida. Por isso, o perigo maior não está no que aconteceu, mas na tendência de trocar verdades por mentiras ao olhar para tudo o que já passou.


As ideias do mundo seguem a seguinte lógica: “Você é o que sua experiência (ou circunstância) tem feito com você”! MENTIRA! A Palavra de Deus aponta que você traz seu pecado para interpretar cada acontecimento, não só suas dores ou “feridas emocionais”. Por natureza, você ama o pecado. Por natureza, você rejeita a Deus. Então, a solução para um passado reprovado não está em sequer resolver o próprio passado, por mais desejável que isso seja. A solução está no Senhor do passado que traz socorro presente! Sua esperança está no que Cristo fez no passado em seu favor e aplicado a você no presente.


É uma questão teológica

Nesse sentido, o passado é uma questão teológica e não meramente cronológica. Seu passado não é somente sua história, mas também a história de Deus. Ele é Senhor do presente, mas também esteve reinando soberano no passado. Nada acontece ou aconteceu fora do controle divino (Ex 3.7, 8; Sl 46.1, 11). Onde estava Deus quando “_____________” aconteceu? Deus esteve trabalhando no seu passado! A doutrina crucial para compreender é a soberania de Deus. O mundo não está em caos, acidente ou deixado ao próprio destino (Dn 4.35). Então, a história de uma pessoa, biblicamente falando, é a história de um Deus soberano que é perfeitamente bom, sábio e amoroso. Tão bom, tão sábio e tão amoroso que irá, se necessário, colocar de lado sua felicidade temporal e terrena para lhe dar alegria eterna e celestial.


É resolvido no presente

Portanto, o passado aprovado começa com Deus, de acordo com que as Escrituras falam sobre Ele. Ou seja, o passado é corretamente tratado quando é lembrado biblicamente. Assim, seu passado pode ser um instrutor para decisões sábias no presente. Deus quer que você se lembre do passado de forma com que aprenda a viver para Ele hoje. No passado você vê seu pecado, então é avisado. No passado você vê a graça de Deus, então é encorajado. O passado lhe ensina que vive num mundo caído onde pessoas sofrem. O passado lhe ensina que MUDANÇA sempre ocorre no presente. Você tem tudo em Cristo (no passado, presente e futuro) para mudar (2 Pe 1.3-9). Você só é uma vítima do passado se assim escolher ser. O sacrifício de Jesus livra no presente todos aqueles que estão atormentados por seu passado (1 Pe 1.18), creia!


Editorial do Pr.Sacha



© 2018 Igreja Batista Maranata. Todos os direitos reservados.