top of page

Aprenda a Ir ao culto

Atualizado: 27 de out. de 2022

“Ir ao culto” é uma rotina para a grande maioria dos cristãos aos domingos. Rotinas são chave para uma vida produtiva e satisfatória. Elas nos ajudam a manter o foco no que é importante e nos treinam para cultivar bons hábitos. Porém, as rotinas podem esconder alguns perigos. Rotinas disfarçam nossa apatia com coisas que perderam seu encanto quando esquecemos seu propósito e importância. Rotinas podem nos colocar no ritmo do cumprimento de um rito e roubar de nós um coração voltado à adoração, elemento essencial para o culto a Deus. Por isso, precisamos relembrar alguns pontos importantes do culto a Deus.


O que é o culto


A recente pandemia desafiou nossa compreensão de culto ao Senhor. As medidas temporárias e necessárias de transmissão on-line levantaram perguntas importantes sobre nossa experiência dominical. Afinal, assistir uma mensagem transmitida é o mesmo que ir ao culto? Ou ainda, culto é um evento para o qual nós vamos ou uma atividade que prestamos? São perguntas importantes que começam a ajustar nossa postura no culto ao Senhor.


David Peterson nos ajuda a entender que, no mundo antigo, Israel expressava sua "experiência religiosa em ações externas concretas realizadas na congregação ou comunidade, de preferência por representantes oficialmente designados e em formas estabelecidas" (Peterson, David. Teologia bíblica da adoração, p. 26). O conjunto dessas ações formava o evento do culto de Israel. Durante o progresso da revelação divina nas Escrituras, vemos como o culto a Deus segue alguns padrões, envolvendo "expressões contínuas de submissão ao caráter e vontade [divinos], na forma de ações pessoais e comunitárias de obediência, fé, esperança e amor" (Peterson, p. 168). Hoje, prestamos culto a Deus observando elementos que trabalham para a edificação do povo de Deus, que é o tabernáculo da presença divina. Assim, o culto a Deus pode ser descrito como a reunião do povo de Deus, na presença de Deus, nos termos de Deus, expressando sua submissão ao Senhor com ações de fé, esperança e amor. As ações que expressam essa submissão gerando fé, esperança e amor acontecem ao redor da Palavra de Deus pregada e cantada.


Prepare-se para encontrar-se com Deus


Deus é onipresente. Ele está em todos os lugares. Mas Ele não está em todos os lugares da mesma forma. No culto a Deus, Deus está presente de forma diferente. O povo de Deus se encontra no templo do Senhor para a edificação (Efésios 2.19–22). O templo não é o salão da reunião, mas o próprio povo. A presença de Deus estava vinculada ao Seu povo, um padrão que permeia toda a narrativa bíblica (Atos 7.2–52). Assim, o que fazemos juntos no culto a Deus é a expressão de nossa comunhão com Deus como Seu povo. Aqui, você já deveria perceber a importância de nossa união e ordem no culto. O que fazemos serve a um propósito maior que nossa experiência individual com Deus. Por mais importante que seja seu relacionamento pessoal com Deus, o culto tem a ver com uma experiência comunitária com Deus. Nos encontramos com Deus juntos.


Juntos, cantamos e ouvimos a Palavra de Deus. A Palavra cantada e a Palavra pregada são expressões de submissão que fazem nascer e crescer a fé, geram esperança e fomentam o amor entre nós. Essa experiência acontece com ações externas numa comunidade reunida. Assim, o culto não é um evento para o qual vamos, mas uma atividade que prestamos juntos num lugar! Então, prepare-se.

  • Com a motivação certa: Ao chegar para prestar culto a Deus, lembre-se do propósito especial para o qual nos reunimos. Vamos nos encontrar com Deus por meio da fé em Jesus Cristo, nosso mediador perfeito. Não tem a ver com suas preferências, mas com o Senhor, Ele é o centro de nossa reunião.

  • Com o ouvido aberto: É possível e arriscado assumirmos uma atitude de resistência à Palavra pregada e cantada. Venha com o ouvido aberto na expectativa de ouvir ao Senhor, cuja Palavra gera e amadurece a fé de Seus filhos.

  • Com as palavras certas: Ainda que você não tenha um papel público no culto, sua participação é fundamental para a comunidade. Ao cantarmos, abra a boca e solte o fôlego. Cantamos ao Senhor enquanto nos encorajamos e nos exortamos, de forma cantada ou na comunhão que desfrutamos.

  • Com a frequência necessária: O culto ao Senhor deve ser uma atividade frequente (Hebreus 10.23–25). Nossos corações tendem ao distanciamento do Senhor, precisamos caminhar juntos e com frequência.

Assim, domingo está chegando, você estará pronto?


A prontidão aceitável a Deus não será resultado de nossas boas intenções. A prontidão aceitável a Deus é resultado da obra de Jesus em nosso favor e apropriada com fé (Hebreus 11.6). A fé nos move à reunião comunitária expressa em obediência às suas orientações: o culto. Vamos cultuar a Deus!


Editorial do Pr. Alexandre “Sacha” Mendes


bottom of page