top of page

Atributos de Deus: Deus é Imutável

Estamos iniciando nesta semana uma nova série de editoriais que focará em diversos atributos de Deus. A principal motivação para estudarmos este tema é o fato de que nossa vitalidade espiritual é fruto de conhecermos o nosso Deus. Por isso, meditar nos Seus atributos é fundamental quando falamos de “dar o próximo passo em direção a Cristo”, o tema do ano de 2021 para nossa igreja.


Muitos de tais atributos apresentam um grande desafio para o nosso entendimento, já que frequentemente não são verificados em nós mesmos, sendo muito mais altos do que o que estamos acostumados a ver e experimentar (Isaías 40.8, 9). Apesar de algumas vezes vermos na Palavra trechos que aproximam algumas atitudes de Deus às dos homens (Jonas 3.10 e Gênesis 6.6, por exemplo), devemos sempre lembrar que: “Deus não é homem, para que minta; nem filho de homem, para que se arrependa” (Números 23.19). Ou seja, a natureza de Deus — e, portanto, Seus atributos — não é como a nossa, apesar de, em alguns aspectos, conservarmos com Ele certa semelhança (Gênesis 1.26–28). Inclusive, somos incentivados a desenvolvermos alguns de seus atributos em nós mesmos, como, por exemplo, a santidade (1 Pedro 1.16).


A imutabilidade de Deus

Um atributo que muito se distancia da natureza dos homens é a imutabilidade de Deus. A própria finitude da vida humana, na condição de criatura, já gera em nós uma vasta gama de mudanças, o que para Deus, que é eterno, não ocorre. Deus simplesmente não muda, não há nele qualquer “sombra de variação” (Tiago 1.17).


Não estamos acostumados com isso, pois vivemos num mundo em constante mudança. E isso parece que ocorre cada vez mais rápido. Apesar de muitas mudanças não serem fáceis — ainda mais aquelas que são inesperadas — algumas pessoas anseiam por elas, muitas vezes como uma forma de fugir da situação em que se encontram. Frequentemente associamos mudanças ao desenvolvimento, à melhoria, apesar de em várias situações vermos pessoas retornando às origens, ao tradicional, justamente porque certas mudanças não as agradaram, ou, na verdade, pioraram as coisas.


Mas e se não tivesse mais como melhorar algo? Ainda estaríamos trabalhando por mudança? É quase que inconcebível pensar na resposta dessa pergunta, já que nada parece ser impossível de se melhorar. Mas é aí que nos voltamos para Aquele que não muda, o Criador de todas as coisas.


A natureza de Deus não muda

“Em tempos remotos, lançaste os fundamentos da terra; e os céus são obra das tuas mãos. Eles perecerão, mas tu permaneces; todos eles envelhecerão como uma veste,

como roupa os mudarás, e serão mudados.

Tu, porém, és sempre o mesmo, e os teus anos jamais terão fim.”

(Salmo 102.25–27)


A imutabilidade de Deus está intimamente ligada à Sua eternidade. Deus não envelhece, não se enfraquece, não se cansa. Ou seja, o estado de Deus é constante, não há variação como em nós, que temos dias bons e dias maus, os quais, na verdade, são ambos feitos por Ele (Eclesiastes 7.14).


Deus sempre está da mesma forma e também sempre é do mesmo jeito, o que Ele deixou bem claro a Moisés na própria definição de Seu nome:


“Disse Deus a Moisés: Eu Sou o Que Sou.”

(Êxodo 3.14a)


Ele é o que é. Não há mudança, não há variação. E isso é uma grande fonte de conforto e segurança, pois sabemos o que sempre podemos esperar de Deus, o que já não é verdade com relação a nós mesmos e a outras pessoas.


A palavra de Deus não muda

E não é só a Sua natureza que não muda, a Sua Palavra também é imutável e eterna.


“Pois toda carne é como a erva, e toda a sua glória, como a flor da erva;

seca-se a erva, e cai a sua flor; a palavra do Senhor, porém, permanece eternamente.”

(1 Pedro 1.24, 25a)


Aí está mais um motivo de alegria para nós, pois temos a certeza de que, por meio de sua Palavra, que é atemporal e constante, podemos conhecer a Deus e a nós mesmos, por mais inconstantes que sejamos.


A maneira com que Deus nos trata não muda

Ligada à Sua invariável natureza, a maneira com que Deus nos trata também não muda. Isso é fruto de Seu caráter imutável, baseado em princípios eternos, os quais guiam Suas ações para conosco:


“Se somos infiéis, ele permanece fiel,

pois de maneira nenhuma pode negar-se a si mesmo.”

(2 Timóteo 2.13)


Deus sempre permanece fiel, e isso nos traz a certeza de que todas as promessas feitas por Ele serão cumpridas. Que conforto é sabermos disso! E é a imutabilidade de Deus que garante que os seres humanos não sejam simplesmente consumidos:


“Porque eu, o Senhor, não mudo;

por isso, vós, ó filhos de Jacó, não sois consumidos.”

(Malaquias 3.6)


Firmados nessas verdades, podemos viver de forma a buscarmos desenvolver em nós o caráter de Cristo, o qual, à semelhança do Pai “ontem e hoje, é o mesmo e o será para sempre” (Hebreus 13.8).


Convido a todos a conhecerem, ao longo dessa nova série de editoriais, mais sobre os atributos imutáveis de Deus, os quais se manifestam em Jesus, nosso maior exemplo.


Editorial de André Negrão Costa



Comments


bottom of page