A rotina é uma realidade que permeia a jornada de todo ser humano ao longo da história. Desde o nascer até o pôr do sol, nossos dias são preenchidos com uma sucessão de eventos e atividades que muitas vezes parecem não construir nada. A repetição das obrigações diárias, o cumprimento de compromissos regulares e a execução das mesmas tarefas podem nos dar a sensação de que estamos presos em um ciclo interminável de monotonia.
E dentro desta realidade, em um mundo cada vez mais acelerado e inovador, onde feliz é aquele que vive experiências novas a todo momento, a rotina muitas vezes é vista como uma prisão que nos rouba a liberdade, a criatividade e até mesmo a alegria de viver. A busca pela novidade e pela variedade torna-se um alvo enquanto a repetição é vista como uma inimiga do progresso e da realização pessoal. No entanto, em meio a esse cenário, a Bíblia, como a revelação inspirada de Deus, nos aponta para uma perspectiva correta e alinhada com o caráter de Deus e nos direciona a uma rotina com propósito, esperança e significado.
Deus é o criador da rotina
Desde os primórdios da história encontramos personagens que vivenciaram a rotina em suas diversas formas. Desde Adão e Eva no jardim do Éden, onde precisavam cuidar do jardim diariamente (Gênesis 2.15) ou nomear os animais (Gênesis 2.20), até a vida de trabalho árduo de Noé construindo a arca todos os dias por diversos anos (Gênesis 6), a rotina esteve presente na vida daqueles que buscaram seguir a Deus.
Além disso, o próprio Deus estabeleceu ciclos e padrões na criação, como o nascer e o pôr do sol, as estações do ano e as fases da lua. Essa ordem cíclica demonstra a soberania divina sobre toda a criação e aponta para a fidelidade e constância de Deus em nossas vidas.
Portanto, se vemos um padrão na criação que aponta para uma vida de repetidos afazeres, a rotina pode ser então, uma oportunidade imensa para o crescimento espiritual. E uma vida repleta de novidades e aventuras não é necessariamente, sinônimo de uma vida produtiva e feliz.
Somos encorajados a uma vida de rotina
E dentre os vários exemplos que podemos encontrar ao longo de toda a Bíblia, encontramos também versículos preciosos que podem ser fundamentais para que entendamos a importância de uma vida organizada e que irão nos encorajar a viver uma vida intencional para a graça de Deus.
Em Efésios 6.18, somos encorajados a uma vida de oração constante e a perseverar e suplicar uns pelos outros, nos ensinando também, dentre várias coisas, que a oração constante nos fortalece como igreja e nos aproxima de nossos relacionamentos com o próprio Deus.
Em Hebreus 10.24 e 25, somos incentivados às boas obras e a nos reunirmos com frequência como igreja e corpo de Cristo.
Esses versículos nos apontam para uma vida de diligência e constância espiritual, que trarão benefícios para nossa vida espiritual pessoal e nossa vida como igreja. Entretanto, não temos relatos apenas de encorajamentos para a vida espiritual, mas também para nossa vida profissional.
Em Provérbios 22.29, lemos: “Você já viu alguém habilidoso em seu trabalho? Permanecerá na presença de reis e não entre pessoas comuns”.
Não é novidade que uma vida diligente e constante trará resultados muito grandiosos no longo prazo, independentemente de nosso ramo de atuação. Um adolescente que se dedica em uma vida de estudos, certamente alcançará bons resultados em suas provas, da mesma forma, um profissional que mantém uma vida de prática e estudo em seu trabalho, também acabará por ser destaque e bom exemplo onde estiver.
Como lidar com a rotina?
Entretanto, mesmo sabendo que a rotina foi criada por Deus e que Ele mesmo nos encoraja a uma vida organizada e de rotina, somos tentados a dar ouvidos ao mundo e encarar a rotina como algo tedioso e sem propósito.
Então, como podemos lidar com isso?
Buscando a presença de Deus na rotina:
Em meio à rotina dos dias, devemos lembrar que Deus está conosco em cada momento. Ele é um Deus presente, que caminha conosco em nossa jornada diária. A Bíblia nos encoraja a buscar a face de Deus continuamente (1 Crônicas 16.11) e a orar sem cessar (1 Tessalonicenses 5.17). Ao cultivarmos uma vida de comunhão com Deus, encontramos força, paz e propósito, mesmo em meio à rotina mais tediosa.
Enxergando oportunidades para servir:
A rotina pode nos fazer focar demais em nossas próprias necessidades e objetivos. No entanto, a Bíblia nos chama a amar e servir uns aos outros (Gálatas 5.13). Em nossos afazeres diários, podemos buscar oportunidades para mostrar compaixão, ajudar o próximo e ser luz para o mundo, refletindo o amor de Cristo em nossas ações. Portanto, aos termos uma vida organizada, teremos o privilégio de conseguir viver uma vida que seja bênção para as pessoas que estão à nossa volta.
Deus nos chamou para uma vida intencional, de comunhão com Ele e com os outros à nossa volta, e isso só é possível se formos diligentes e intencionais, e isso certamente passa por uma vida organizada e de rotina.
Talvez um dos maiores exemplos de rotina, demonstrando disciplina, que podemos encontrar na Bíblia (para mim é o maior exemplo), é a vida de Daniel. Em Daniel 6.10 e 11 temos o relato de que Daniel orava periodicamente e incessantemente por três vezes ao dia, independentemente do que acontecesse. E em sua vida, podemos ver o quanto Deus o abençoava e as pessoas que estavam à sua volta.
Uma vida de rotina é indispensável para conseguirmos ser bênção na vida das pessoas que estão à nossa volta.
O que podemos aprender com a repetição?
Além de aprendermos que a rotina pode nos abençoar e que através dela podemos ser bênção para a vida das pessoas à nossa volta, há outras coisas que podemos aprender com uma vida de rotina:
Desenvolver a disciplina e a fidelidade:
A repetição requer consistência e disciplina. A Bíblia nos lembra da importância da fidelidade e persistência em nossas caminhadas (1 Coríntios 15.58). Enfrentar a rotina com dedicação e compromisso pode moldar nosso caráter e nos tornar mais confiantes e confiáveis, tanto para Deus como para os outros. A medida em que vivemos uma vida diligente, vamos crescendo em disciplina e fidelidade.
Valorizar as pequenas coisas:
Quando temos a oportunidade de parar, planejar e refletir sobre o nosso dia, é impossível não depararmos com as pequenas coisas do dia a dia. Sou suspeito em falar, mas quando me levanto pela manhã para planejar meu dia, tenho a oportunidade de sentir o cheiro do café que minha esposa prepara, e se não fosse a rotina de acordar cedo, certamente não teria esse privilégio. Além disso outras oportunidades como, a de ver o sol nascer, também enchem meu coração de alegria ao pensar que Deus me deu mais um dia. Enfim, diante de uma vida de rotina, podemos ser gratos a Deus pelas pequenas coisas que acontecem ao longo de nosso dia.
Quais os desafios que a rotina traz?
Contudo, a rotina embora criada e encorajada pelo próprio Deus, pode nos trazer alguns desafios ao longo de nossa jornada:
Tédio e desmotivação:
A repetição constante pode nos levar ao tédio e à desmotivação. A Bíblia nos lembra da importância de manter nossas mentes focadas em coisas boas e virtuosas (Filipenses 4.8) e que podemos encontrar alegria em todas as circunstâncias por meio da esperança em Cristo (Romanos 12.12).
Por isso, quando o tédio e a desmotivação baterem, devemos nos lembrar de que Deus é o criador de todas as coisas e de que Ele é o nosso propósito. Muitas vezes nossa desmotivação ocorre ou porque estamos perdendo o foco de nossas atividades ou porque não estamos obtendo o resultado que gostaríamos de obter. Porém, é importante lembrar que nosso Deus também age através do ordinário do nosso dia a dia. Por isso, é importante que estejamos alinhados com Seus propósitos, e assim, voltamos ao primeiro ponto deste editorial — Deus é o criador da rotina.
A vida de rotina é uma realidade inevitável para muitos de nós, mas não precisa ser uma armadilha para o desânimo e a falta de significado. Ao abraçarmos a perspectiva bíblica, encontramos propósito em nossa rotina ao buscar a presença de Deus, enxergar oportunidades de servir aos outros e aprender valiosas lições de disciplina e fidelidade. Enfrentemos os desafios da repetição com fé e esperança, confiando que Deus está presente em cada detalhe e que Ele nos capacita a viver uma vida de significado e propósito, independentemente das circunstâncias que estamos passando.
Editorial de Rafael Ceron
Comments