Disciplinas Espirituais — Ouvindo a Palavra
- Site IBMaranata
- há 17 horas
- 5 min de leitura
Ouvir a Palavra de Deus é uma Disciplina Espiritual tão importante quanto a atividade da sua proclamação. Ouvir a Palavra de Deus não é apenas escutar um discurso repleto de declarações verdadeiras, mas desenvolver uma postura ativa num exercício de fé, recebendo a Palavra que revela o próprio Deus e transforma o Seu povo. Como, então, nos preparamos para ouvir a Palavra de Deus? Precisamos lembrar a quem ouvimos, orar pelos mensageiros de Deus e crescermos numa resposta piedosa à mensagem proclamada.
Ouvimos a Palavra de Deus
Antes de tudo e sobre tudo, lembre-se a quem você está ouvindo quando a Palavra de Deus é anunciada, explicada e aplicada. Não nos ajuntamos na igreja para ouvir a opinião dos pastores sobre assuntos religiosos. Quando nos juntamos para ouvirmos a pregação da Bíblia, estamos reunidos para ouvir a voz de Deus. Essa foi a postura dos tessalonicenses testemunhada pelo apóstolo Paulo:
“Outra razão ainda temos nós para, incessantemente, dar graças a Deus:
é que, tendo vós recebido a palavra que de nós ouvistes,
que é de Deus, acolhestes não como palavra de homens, e sim como,
em verdade é, a palavra de Deus, a qual, com efeito,
está operando eficazmente em vós, os que credes.”
(1 Tessalonicenses 2.13)
A expectativa precisa ser ouvir a Palavra de Deus (Jeremias 29.13), não um pregador preferido ou ideias religiosas que ajudam a viver melhor, por mais legítimo que isso seja. Em outras palavras:
“Deus está falando porque através da Bíblia e pelo Seu Espírito Deus fala hoje aquelas palavras que uma vez Ele falou; Deus está cumprindo Seus propósitos, porque a Palavra de Deus é viva e ativa; e Deus está encontrando o Seu povo, porque ele alcança e se relaciona com Seu povo através de Sua Palavra” (Jonathan Griffiths, “Preaching in the New Testament”).
Assim, quando nos reunimos para ouvir a Palavra de Deus, o próprio Senhor se faz presente de uma forma especial, expondo nossos corações e trazendo à tona o que Ele quer fazer em nossas vidas:
“Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz,
e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes,
e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas,
e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração.
E não há criatura que não seja manifesta na sua presença;
pelo contrário, todas as coisas estão descobertas
e patentes aos olhos daquele a quem temos de prestar contas.”
(Hebreus 4.12 e 13)
Oramos por Aqueles que Proclamam a Palavra de Deus
Deus estabeleceu homens para que Sua Palavra fosse proclamada. Esse é um padrão que nos remete ao início do Antigo Testamento. Em Gênesis 20.7, Abraão é chamado de profeta para interceder por Abimeleque. Ou seja, Abraão era um homem escolhido e separado por Deus para ser Seu “porta-voz” na Terra. Após Abraão, muitos outros homens desempenharam esse papel de “porta-voz” do Senhor para o povo de Deus.
No Novo Testamento, os apóstolos e profetas tiveram a missão de revelar Jesus Cristo (Efésios 3.4 e 5). Os apóstolos e profetas se tornaram o fundamento da igreja (Efésios 2.19–22), que perseverava na doutrina dos apóstolos (Atos 2.42–47), revelando Jesus Cristo ao mundo. E é justamente nessa doutrina dos apóstolos que evangelistas e pastores-mestres ensinam e proclamam (Efésios 4.11–16); seguindo o padrão de homens escolhidos e separados para que a Palavra de Deus se torne conhecida no meio do povo de Deus.
Por causa disso, aprender a ouvir a Palavra de Deus envolve também falar com Deus: orar! Ore pelos pastores que têm a responsabilidade de trazer a Palavra de Deus, seja no contexto do culto na pregação pública da Palavra, seja no contexto de ensino em grupos menores ou no contexto do ministério particular da Palavra de Deus, o aconselhamento.
“Irmãos, orai por nós.”
(1 Tessalonicenses 5.25)
Ore para que a Palavra de Deus seja proclamada com ousadia e clareza, para que o Evangelho se torne conhecido:
“com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito
e para isto vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos
e também por mim; para que me seja dada, no abrir da minha boca,
a palavra, para, com intrepidez, fazer conhecido o mistério do evangelho,
pelo qual sou embaixador em cadeias, para que, em Cristo,
eu seja ousado para falar, como me cumpre fazê-lo.”
(Efésios 6.18–20)
Respondemos à Palavra de Deus
Ouvir a Palavra de Deus é uma atividade que requer uma resposta. Um bom ouvinte é um praticante da Palavra de Deus (Tiago 1.22). Que Deus nos guarde de sermos ouvintes negligentes:
“Porque também a nós foram anunciadas as boas-novas,
como se deu com eles; mas a palavra que ouviram não lhes aproveitou,
visto não ter sido acompanhada pela fé naqueles que a ouviram.”
( Hebreus 4.2)
Alguns pontos precisam ser observados para respondermos à Palavra de Deus de forma agradável a Deus:
É a Palavra de Deus que nos julga, não o contrário! Às vezes, deixamos de ouvir a Palavra de Deus porque estamos ocupados demais julgando a mensagem, o pregador, ou preocupados demais com quem está ou não está ouvindo a mensagem: “Ah, Fulano precisava estar aqui para ouvir isso!”.
Esteja pronto para se humilhar diante do Senhor e de Sua Palavra! Quando o Senhor fala conosco, expondo nossos corações e direcionando para um caminho diferente, cabe a nós responder com fé e arrependimento (2 Reis 11.19).
Passe adiante o que você ouviu e aprendeu! Receber a Palavra não é o fim do processo do ministério da Palavra de Deus. Somos uma comunidade da Palavra de Deus e, por isso, temos a responsabilidade de passar adiante o que recebemos por fé (Colossenses 3.16).
Receba a Palavra de Deus com discernimento e critério! Deus estabeleceu homens como seus “porta-vozes” na igreja. Porém, são homens falíveis e pecadores. Assim, sempre seja criterioso e vigilante na atividade de ouvir a Palavra de Deus (Atos 17.11).
Tenha uma postura adequada ao ouvir a Palavra de Deus! Nem toda mensagem é igualmente empolgante, mas toda mensagem que vem da Palavra de Deus é importante para seu crescimento pessoal no conhecimento de Deus. Por isso, prepare-se para ouvir a Palavra de Deus, atento ao seu padrão de sono e alimentação nas horas que antecedem a mensagem da Palavra de Deus. Nos preparamos fisicamente para tantas atividades do dia a dia, mas esquecemos de que a recepção da Palavra de Deus irá formar nossa fé e fundamentar nosso relacionamento com Deus, são valores eternos (Romanos 10.17). Prepare-se para ouvir a Palavra de Deus, guardando seu corpo contra cansaços exagerados que irão impedir você de absorver ao máximo da Palavra de Deus.
Que Deus nos abençoe e faça crescer em nós um “coração que ouve” a Palavra de Deus produzindo muitos frutos!
Editorial do Pr. Alexandre “Sacha” Mendes

Comments