top of page

Resoluções Alinhadas — Um Olhar Cristão Sobre Objetivos Para o Próximo Ano

 

“Agrada-te do SENHOR, e Ele satisfará os desejos do teu coração.

Entrega o teu caminho ao SENHOR, confia nEle, e o mais Ele fará.”

(Salmo 37.4 e 5)

 

Como foi o ano de 2023 para você? Foi um ano difícil com perdas e fracassos ou foi um ano próspero e produtivo? Por mais “bem-sucedido” que possa ter sido o ano, certamente restaram algumas áreas pendentes ou objetivos não alcançados, não é mesmo?

 

Algumas metas podem não ter sido alcançadas, ou por omissão nossa, ou por motivos que fugiram ao nosso controle, ou algumas descartadas pela impossibilidade de alcançá-las. Consequentemente, frustração e desânimo podem ter afetado nosso coração. Aí vem a pergunta, por que a cada virada de ano somos visitados pelo sentimento de incompletude ou de pendências?

 

O objetivo deste editorial é ajudar a criar resoluções que agradem a Deus e ajustar nossas motivações em nossos objetivos e planos.

 

Entendendo os ciclos

 

A virada do ano é marcada como um encerramento de um ciclo e o início de outro. Na escola, por exemplo, existem pequenos “ciclos” bimestrais no ano. O aluno tem suas “metas” definidas e avaliadas a cada dois meses de aula, se ele tiver um desempenho ruim em alguma matéria é chamado a reavaliar seus métodos de estudo, comportamento e dedicação, para fazer ajustes, deixando para trás aquele bimestre para focar no próximo e colocar em prática as mudanças necessárias.

 

Muitas pessoas não se planejam ou não têm seus objetivos claros em suas vidas, elas acabam refletindo sobre seus feitos somente nas viradas de cada ano. Isso não é bom, pois percebem que foram doze meses mal gerenciados. Se não houve metas, como elas avaliam se o ano foi produtivo ou não? Para elas, seria bom “comemorar” um réveillon a cada três meses, pois as frustrações seriam de um período menor e talvez as ajudassem a se organizar melhor.

 

A palavra réveillon tem origem no verbo em francês réveiller, que significa acordar ou reanimar. O mundo enxerga sucesso quando nossos desejos e planos são realizados. Quando os planos não dão certo, o mundo “acorda” ou “reanima” a si mesmo para ajustar a rota para alcançá-los no ano seguinte. Ele condiciona felicidade com realização de metas, correndo atrás do vento. Nos dois primeiros capítulos de Eclesiastes, Salomão descreve sobre a vaidade e a “eterna mesmice”, concluindo no verso 11 que “tudo é vaidade e correr atrás do vento, que nenhum proveito há debaixo do sol”.

 

O cristão não pode ser assim. Nossa satisfação está no Senhor por quem Ele é, pelo que Ele já fez e fará em nós. Nossas resoluções e objetivos devem buscar primeiramente a vontade dEle para nós conforme a Sua palavra. Cientes de que Ele tem o melhor para nós, nosso papel é definir objetivos com base em Seus princípios. O planejamento de ciclos é importante para a vida do cristão, desde que nos atentemos aos princípios.

 

O que define nossos objetivos

 

Criamos objetivos e metas para cada ano, alguns com motivações legítimas, outros não tão legítimos assim. Tudo gira em torno de nossos desejos. Com relação à definição de objetivos e metas, consideremos Provérbios 16.1–3:

 

“O coração do homem pode fazer planos,

mas a resposta certa dos lábios vem do SENHOR.

Todos os caminhos do homem são puros aos seus olhos,

mas o SENHOR pesa o espírito. Confia ao SENHOR as tuas obras,

e os teus desígnios serão estabelecidos.”

 

O Senhor nos instrui a fazer planos (Lucas 14.28; Provérbios 15.22, 16.9), mas não devemos depositar nossa confiança e esperança neles ou em nossa performance, nem mesmo colocar nossa satisfação na realização pessoal nisso. Deus pode permitir situações em que o planejamento seja impraticável e mude tudo.

 

A fé continua sendo nosso balizador, o Senhor ainda tem o controle sobre todas as coisas, devemos ser perseverantes nos objetivos espirituais, os quais guiarão nossas decisões. Não devemos ser sábios aos nossos próprios olhos. O melhor caminho é buscarmos conselhos de líderes espirituais ou irmãos mais experimentados em situações de incertezas.

 

Com isso em mente, e tomando por base 1 Tessalonicenses 5.1622, considere como um balizador para suas metas em 2024: alegrar-se mais (versículo 16), orar mais (versículo 17), agradecer mais (versículo 18), inspirar mais (versículo 19), confiar mais (versículo 20), observar mais (versículo 21) e fugir dos males (versículo 22).

 

Motivação correta para as metas de 2024

 

“Fazemos o que fazemos porque queremos o que queremos”. Ninguém define uma meta de algo que não deseja. Antes de fazer suas resoluções para o próximo ano, ore! Peça a Deus que direcione suas motivações. Que o desejo pelo Senhor seja maior no próximo ano!

 

Um dos meus versículos favoritos sobre motivação é Provérbios 4.23:

 

“Sobre tudo o que se deve guardar,

guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida.”

 

A Bíblia considera o coração como a fonte de desejos e motivações. Você pode fazer as coisas certas pela motivação errada. Suponhamos que dentre suas metas esteja gerir melhor o seu dinheiro e perder peso, pergunto:


  • Você quer economizar para honrar a Deus e servi-lO melhor com seus recursos e assim crescer em generosidade, ou para esbanjar em seus desejos?

 

  • Você quer perder peso para honrar a Deus com sua saúde, ou por vaidade e honrar a si mesmo(a)?


Sim, são perguntas difíceis. Há uma linha tênue entre as respostas. De fato, sabemos que Deus tem um plano para nossas finanças e para nosso corpo, também desejamos desfrutar bem deles, o que não é errado. Isso só se torna um problema quando somos governados por esses desejos, tomando decisões erradas para consegui-los ou quando reagimos pecaminosamente quando não conseguimos.

 

“Agrada-te do SENHOR, e ele satisfará os desejos do teu coração.

Entrega o teu caminho ao SENHOR, confia nele, e o mais ele fará.”

 (Salmo 37.4 e 5)

 

Querido(a) leitor(a), agrada-te do Senhor! Agrada-te do Senhor!

 

Não é errado fazer planos terrenos, pelo contrário, Deus nos chama a fazer isso. Apenas sonde sua motivação, entregue seus planos ao Senhor e cresça em uma vida piedosa. Esteja ciente de que Deus tem o controle. Quando seus alvos estiverem distantes, lembre-se: Deus é misericordioso e cuidará de você!

 

“Muito sofrimento terá de curtir o ímpio,

mas o que confia no SENHOR, a misericórdia o assistirá.”

(Salmo 32.10)

 

Encorajo você a crescer no planejamento e definição de metas para o próximo ano. Peça ajuda a irmãos maduros ou líderes espirituais da sua igreja, se necessário. Fazendo isso, o Senhor promete endireitar suas veredas.

 

“Confia no SENHOR de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas.

Não sejas sábio aos teus próprios olhos; teme ao SENHOR e aparta-te do mal;

será isto saúde para o teu corpo e refrigério, para os teus ossos.”

(Provérbios 3.58)

 

Editorial de Dimas Rodrigo


bottom of page