top of page

Membro de igreja saudável

Visitas esporádicas ao médico são importantes para o acompanhamento da nossa saúde. Muitas enfermidades podem ser detectadas com antecipação por meio de exames diversos. Essa antecedência é importante para que doenças sejam tratadas a tempo. Um check-up esporádico é importante para a saúde física. Porém, ainda mais importante é um "check-up" de nossa condição espiritual. Mas infelizmente, negligenciamos o acompanhamento do progresso espiritual. Muitos cristãos não entendem a importância ou desconhecem fatores de avaliação de sua saúde espiritual. Considere três conjuntos de parâmetros para avaliação de sua condição espiritual.


Parâmetros verticais

Pense sua vida cristã com parâmetros verticais. Trata-se de tudo aquilo que conduz seu relacionamento com Deus. Como todo relacionamento, uma vida com Deus tem uma história e é uma via de duas mãos. A história de seu relacionamento com Deus começa com a fé depositada em Jesus, na mensagem do Evangelho. Esse é o primeiro ponto de avaliação de sua saúde espiritual: você tem vida? Alguém morto não tem saúde. A vida espiritual de alguém começa com o nascimento espiritual. Portanto, você crê que Jesus Cristo é o Filho de Deus, morto por causa de seus pecados e que Ele ressuscitou ao terceiro dia? (1 Coríntios 15.3, 4). Nem todo mundo que se diz ser cristão é de fato cristão. Apenas aqueles que creem em Jesus são filhos de Deus (João 1.12). Considere, então, sua filiação. Você de fato crê em Jesus?


Se você crê em Jesus, você tem um relacionamento com Ele marcado por coisas que acontecem a partir de você em direção a Deus; e coisas que acontecem a partir de Deus em sua direção. Um relacionamento com Deus é marcado por oração. É o parâmetro a partir de você em direção a Deus. Oração é um indicador de saúde espiritual. Oração é sinal de vitalidade espiritual e exercício de fé (Lucas 18.1-14). E o conteúdo da oração aponta para um coração alinhado ou não com a vontade de Deus (Tiago 4.2, 3). Você ora? Pelo o que você ora? Essas duas perguntas ajudam você a identificar uma parte importante de sua condição espiritual.


Um relacionamento saudável com Deus não é marcado apenas pelo que você fala com Ele, mas se você O ouve. Por muito tempo, Deus falou por meio de profetas, sinais, sonhos e de muitas outras maneiras. Mas hoje, Ele fala por meio de Seu Filho, Jesus Cristo (Hebreus 1.1-4). Suas Palavras foram registradas para crermos (João 20.30, 31) e para termos comunhão com Ele (1 João 5.13). Você lê a Bíblia? O quanto você conhece a Palavra de Deus? Um relacionamento saudável com Deus é caracterizado por ouvir a Deus.


Parâmetros horizontais

Uma vida cristã saudável não pode ser avaliada apenas por parâmetros verticais. Existem sinais vitais medidos por parâmetros horizontais também, ou seja, relacionamentos com pessoas. O primeiro sinal tem a ver com a demonstração do amor de Jesus derramado sobre você. Não podemos dizer que conhecemos a Deus, que é amor, se não amarmos pessoas a quem vemos (1 João 4.20). Se por um lado existe uma responsabilidade difícil em amar, por outro existe a libertação de amar porque Deus é amor. Não amamos porque alguém é digno do nosso amor, amamos porque Deus nos amou primeiro (1 João 4.19). Pense nisso. Você ama as pessoas ao seu redor? Como que seu amor é demonstrado?


Além do amor ao próximo, um outro parâmetro horizontal aponta para a necessidade de viver a vida comunitária, congregando na igreja. Salvos por Jesus são colocados no corpo de Cristo, a igreja. Essa realidade espiritual é manifesta na vida de um membro em comunhão com os irmãos (1 João 1.7). Deixar de congregar é sinal de que sua saúde espiritual não vai bem, lhe afastando da rede de relacionamentos criada para seu crescimento. Congregar não é simplesmente frequentar. Congregar implica numa participação ativa nos relacionamentos presentes na comunidade da igreja. Quando a igreja se reúne, o povo de Deus se estimula em amor, exortando-se mutuamente na expectativa da volta de Jesus Cristo (Hebreus 10.24, 25).


Parâmetros de progresso

A Palavra de Deus menciona que um cristão saudável cresce na graça e no conhecimento de Jesus (2 Pedro 3.18). Esse conhecimento não é um simples acúmulo de informações. Conhecer a Jesus traz transformação no caráter de alguém. Essa transformação abrange tanto os parâmetros verticais (virtude, conhecimento, domínio próprio, perseverança e piedade) como parâmetros horizontais (fraternidade e amor) — 2 Pedro 1.5-7. Sua saúde espiritual, como membro de uma igreja, precisa estar saudável. Se não há melhora, há algum problema.


Então, considere: Você enxerga evidências de saúde espiritual num relacionamento vibrante e obediente com Jesus, orando e conhecendo a Palavra? Como são seus relacionamentos com as pessoas próximas? Com os irmãos da igreja? Você é capaz de pontuar evidências de crescimento em cada um desses pontos? Como está a sua saúde espiritual?


Editorial do Pr. Alexandre "Sacha" Mendes



bottom of page