top of page
Buscar

Ética Cristã — Redes Sociais

Nossa fé no feed: Quatro princípios para glorificar a Deus nas redes sociais.

 

O objetivo deste texto é capacitar você a usar as redes sociais de forma intencional, transformando suas postagens e interações on-line em uma oportunidade para glorificar a Deus e gerar um impacto positivo.

 

Nos últimos anos, as redes sociais se tornaram uma extensão de nossas vidas. A pandemia de 2020 acelerou essa realidade, nos mostrando a necessidade de estarmos conectados digitalmente. De lá para cá, vimos novas plataformas surgirem, o domínio dos vídeos curtos e um aumento massivo no número de usuários — hoje, somos mais de 130 milhões de brasileiros conectados.

 

Com um alcance tão incrível, e em pouco tempo, uma simples postagem pode impactar pessoas em diferentes partes do mundo. Como cristãos, somos chamados a ser luz e influência positiva onde estivermos, e isso inclui também o ambiente digital.

 

Ninguém acende uma lâmpada e a coloca debaixo de uma vasilha.

Ao contrário, coloca‑a no lugar apropriado e, assim, ilumina todos os que estão na casa.

Da mesma forma, brilhe a luz de vocês diante dos homens,

para que vejam as suas boas obras e glorifiquem a seu Pai, que está nos céus.”

(Mateus 5.15 e 16 – Ênfase do autor)

 

As redes sociais refletem aquilo que é mais importante para nós. “...a boca fala do que está cheio o coração” (Mateus 12.34). Trazendo para o contexto de hoje, seria algo como: Você posta do que seu coração está cheio. Quando alguém visita seu perfil, o que essa pessoa encontra? Os valores do Reino de Deus são visíveis?

 

Vamos ver alguns princípios bíblicos que nos guiam a usar nossas redes sociais de uma forma que glorifique a Deus:

 

1.    Seja Um Bom Exemplo


Como vimos, fomos chamados para ser influências positivas e imitadores de Cristo em tudo. Seja você jovem, adulto ou idoso, seu perfil pode e deve refletir a imagem de Cristo. Isso não significa fingir uma perfeição que não temos, mas demonstrar um caráter transformado por Ele.

 

“Ninguém despreze a tua mocidade; pelo contrário,

seja exemplo para os fiéis na palavra, no procedimento, no amor, na fé e na pureza.”

(1 Timóteo 4.12 – Ênfase do autor)

 

2.    Compartilhe Aquilo Que Edifica

 

Este princípio é um ótimo filtro para tudo o que postamos. Antes de compartilhar algo, podemos nos perguntar: "Isso edifica quem vai ler? Isso constrói, encoraja ou aponta para a esperança que temos em Cristo? Este post ajuda alguém a amar mais a Cristo e à igreja local?". Em um ambiente on-line muitas vezes cheio de reclamações e notícias ruins, nosso perfil pode ser um lugar de refrigério e verdade. Pode ser um versículo que falou ao seu coração, um testemunho de algo que Deus fez na sua vida, a recomendação de um livro.

 

“As palavras dos meus lábios e o meditar do meu coração sejam agradáveis na tua presença, Senhor, rocha minha e redentor meu!”

(Salmo 19.14)

 

3.    Evite Discussões Inúteis

 

Quem nunca viu uma discussão nas redes sociais que não levou a lugar nenhum? A internet se tornou um palco para debates onde, muitas vezes, o objetivo não é dialogar, mas apenas impor a própria opinião. Somos chamados para ser pacificadores e sábios, evitando controvérsias que apenas geram conflitos e desonram o nome de Cristo. Defender a verdade é importante, mas a forma como fazemos isso importa ainda mais.

 

“Evite as controvérsias tolas e fúteis, pois você sabe que acabam em brigas.

Ao servo do Senhor não convém brigar, mas, sim, ser amável para com todos,

apto para ensinar, paciente.”

(2 Timóteo 2.23 e 24)

 

4.    Ame ao Próximo, Também On-line

 

A "Regra de Ouro" ensinada por Jesus é talvez o princípio mais fundamental para nossas interações on-line. Isso significa tratar cada pessoa por trás de um perfil — concorde você com ela ou não — com a mesma dignidade e respeito que gostaríamos de sermos tratados. Isso significa pensar duas vezes antes de escrever um comentário ríspido, ter empatia mesmo quando discordamos, e celebrar as conquistas dos outros em vez de sentir inveja. Nossas redes podem ser um espaço para oferecer uma palavra de conforto, parabenizar alguém por uma vitória ou simplesmente mostrar que nos importamos. O amor cristão não conhece barreiras, nem mesmo as digitais.

 

“Portanto, tudo o que vocês querem que os outros façam a vocês,

façam também vocês a eles; porque esta é a Lei e os Profetas.”

(Mateus 7.12)


Seja Intencional!


Olhe para sua rede social como uma ferramenta poderosa para compartilhar o Evangelho de forma criativa e relevante. Seja intencional naquilo que você consome: avalie se os perfis que você segue te aproximam ou te afastam de Deus. E, por fim, lembre-se de evitar os excessos. Não deixe que o tempo on-line roube seus momentos preciosos com Deus, sua família e seus amigos na vida real.

 

Que tudo o que fizermos, seja on-line ou off-line, cumpra o nosso propósito maior:

 

“Portanto, quer vocês comam, bebam ou façam qualquer outra coisa,

façam tudo para a glória de Deus.”

(1 Coríntios 10.31)

 

Checklist Digital Semanal

 

Use este checklist curto ao final de cada semana:

 

  • O que postei esta semana apontou para Cristo e Sua igreja? (1 Coríntios 10.31)


  • Alguma publicação ou comentário precisa de retratação ou pedido de perdão? (Mateus 5.23 e 24)


  • Dei mais atenção a controvérsias do que à edificação? O que evitar na próxima semana?

    (2 Timóteo 2.23 e 24)


  • Meu tom foi cheio de graça e verdade? (Efésios 4.29; Colossenses 4.6)


  • O conteúdo que consumi me aproximou de Deus? Quais contas devo deixar de seguir? (Salmo 1; Romanos 12.2)


  • Reservei tempos sem tela para a Palavra, oração e presença com a família e a igreja? (Marcos 1.35; Hebreus 10.24 e 25)

 

Editorial de Natalício Queiroz

ree

 
 
 

Comentários


© 2023 Igreja Batista Maranata. Todos os direitos reservados.

bottom of page